Seguidores

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Dicas para quem quer voltar a trabalhar após os 40 anos

Vamos imaginar uma pessoa com mais de quarenta anos e fora do mercado de trabalho por N motivos (por morar fora do país ou aposentado em alguma função que exerceu por anos, por exemplo) mas que resolve voltar para a ação. O que esta pessoa precisa fazer para retornar para a ação? Ao mercado de trabalho?

Para Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, um dos principais fatores para esse desejo de voltar com tudo está no lado financeiro. “Com as experiências que temos, muitos alegam que estão retornando ao mercado em virtude da situação econômica do país e consequente redução da renda familiar, causados pelo desemprego, ou para complemento da renda, devido ao aumento da inflação, por exemplo” explica Eliane.
A especialista explica que nem sempre é necessário que este profissional passe por uma atualização. “Vai depender do nível profissional do candidato e dos requisitos exigidos pela empresa. Geralmente a atualização pode estar associada a funções mais técnicas e gerenciais” diz Eliane, que ainda lembrou o fator experiência - que não depende da área ou do setor, mas sim do da ocupação do profissional e requisitos da função.
Entretanto, estar atualizado sempre vai ajudar neste regresso, pois estar por fora do que está acontecendo pode ser o maior desafio para um profissional tentar voltar após um tempo fora do mercado. Vale ressaltar que profissionais mais novos, mesmo sem experiência, possuem algumas vantagens naturais para uma empresa como a possibilidade de recrutamento para programas de trainees - que acarreta vantagens para questões como salários e facilidade de manejo com novas tecnologias. “Será a grande dificuldade para conseguir novas oportunidade, já que os candidatos concorrentes podem se apresentar prontos a atender aos requisitos já exigidos pela empresa” completa Eiane. A grande vantagem de quem possui mais idade, neste caso, é o fator experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário