Seguidores

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Cartilha de Segurança ao Paciente é nova ferramenta utilizada por hospital de Curitiba

O Hospital VITA está adotando material produzido e recém-lançado pela Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados. Trata-se de uma Cartilha de Segurança do Paciente que tem como objetivo auxiliar as instituições de saúde a orientar os pacientes em relação ao processo de cuidado e seus riscos.
A cartilha é de fácil compreensão e reúne diferentes elementos que têm como finalidade contribuir para que o paciente conheça melhor a rotina de atendimento dos hospitais – como, a identificação do paciente, o quê fazer quando se agenda uma cirurgia, a necessidade de higienização das mãos, como proceder ao visitar pacientes internados, como se prevenir ou agir após quedas, como administrar seguramente os medicamentos, além dos direitos e deveres do paciente, entre outros passos básicos de cuidados que promovem a segurança e melhoram o resultado do tratamento.
De acordo com o coordenador do Escritório da Qualidade do Hospital VITA, em Curitiba, Alexandre Raicherth, a cartilha foi desenvolvida pelos Hospitais integrantes da Anahp, e deve ser implantada conforme as características de cada instituição. O material é uma apresentação voltada ao paciente e explica como ele pode contribuir com a segurança na assistência; explana que tais práticas de qualidade o VITA já adotava como rotina e a cartilha vem de encontro com a necessidade de tratar este tema de forma mais clara e lúdica aos pacientes. Além disso, reforça sobre direitos e deveres do paciente.
O corpo clínico do VITA está sendo informado sobre o material adotado por meio de comunicado interno. Já para os colaboradores do Hospital foram realizados treinamentos sobre a cartilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário