Seguidores

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Natura inaugura hub logístico com tecnologia inédita no Continente

A inovação aumenta produtividade, dá mais agilidade e reduz a emissão de CO2

A Natura inaugura em Itupeva, interior de São Paulo, o mais moderno hub logístico das Américas, com tecnologia inédita que tem como diferencial o armazenamento de caixas e pallets, gerenciadas por um software WMS customizado. “Isso permite que montemos pallets mistos. Dessa forma o espaço de armazenagem é totalmente aproveitado, o tempo de estoque é menor e reduziremos a emissão de gás carbônico nas viagens para o Norte e Nordeste, pois aproveitaremos ao máximo o espaço das carretas”, explica Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de operações e logística da Natura. Somente outros dois hubs, localizados na Suíça e Austrália, utilizam a mesma tecnologia. O investimento nos equipamentos foi de 73 milhões de reais.
Outra novidade é o circuito São Paulo 100% automatizado. Isso significa que uma carreta especialmente desenvolvida pela Natura é carregada em Cajamar com produtos acabados, descarregada no hub em Itupeva, montada novamente com produtos solicitados pelo centro de distribuição de São Paulo e por fim, descarregada na capital paulista sem nenhum contato humano. O processo de retirada e abastecimento de produtos desta carreta especial leva 5 minutos. “Montamos toda a carga fora do caminhão e depois, através de um sistema de esteiras motorizadas e elevadores, transportamos tudo para o interior da carreta”, explica Angel Medeiros diretor de Inovação Logística da Natura. O mesmo processo, de forma inversa, é feito para receber a carreta.
Hub é um grande armazém onde se estoca apenas produtos acabados. O hub da Natura armazenará 100% dos produtos de fabricação interna e por seus parceiros instalados em cidades próximas a Itupeva. De lá sairão cargas para oito centros de distribuição espalhados pelo Brasil e também para os países onde a empresa mantém operação internacional: Peru, Argentina, Colômbia, México, Chile e França. Em média serão movimentadas 60 carretas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário