Seguidores

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Encontro traz arte das ruas do Japão ao Bairro Novo


Cerca de 250 artistas de rua de vários estados do Brasil e de 16 países diferentes estão em Curitiba para a quarta edição do Street of Styles – Encontro Internacional de Graffiti, evento apoiado pela Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba que acontece de hoje a domingo, no Portal do Futuro do Bairro Novo e no CAIC Bairro Novo – Escola Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.  Eles participam de palestras, workshops e intervenções nos bairros da cidade, entre outras atividades ligadas a esse universo. O evento também promove campeonato de skate, paredão de escalada, batalhas de breaking, batalha de sketch e shows musicais.
A japonesa Shiro é uma das artistas. Ela chegou nesta quinta-feira dos Estados Unidos e já foi convidada, meio de surpresa, a ministrar uma oficina. Aceitou na hora. “Me animei porque já começo a trabalhar um dia antes. Não vai ser problema porque faço muitas oficinas pelos lugares onde passo”, explica.
Apesar de estar em Curitiba há poucas horas, ela garante estar ambientada. “Parece que estou há muito tempo, porque as pessoas são muito bacanas. Não entendo nada de português mas sinto a energia e gosto muito. E tem quem fale inglês e japonês e podem traduzir para mim”, diz.
Shiro divide seu tempo entre Nova York e o Japão, onde trabalha como enfermeira em um hospital. Começou a pintar com spray em 1998. Entre 2002 e 2004 morou em Nova York para aprender mais sobre o graffiti e a cultura hip hop.
Sempre nessa época do ano Shiro costuma fazer suas viagens. Já passou por países como Alemanha, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, China, Índia, Filipinas e Jamaica. Mas nunca tinha estado na América do Sul. “É empolgante estar aqui! Fico em Curitiba por uma semana e depois viajo para o Rio de Janeiro e São Paulo”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário