Seguidores

terça-feira, 7 de abril de 2015

Com regência de maestro italiano, Coro da Camerata apresenta obra de Rossini


O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba recebe neste fim de semana o maestro italiano Massimiliano Carraro para duas apresentações da “Petite Messe Solennelle”, de Gioachino Rossini (1792-1868). O programa será apresentado na Capela Santa Maria - Espaço Cultural, nesta sexta-feira (10), às 20h, e sábado (11), às 18h30. O concerto terá acompanhamento de Clenice Ortigara (piano) e Ben Hur Cionek (órgão).
A “Petite Messe Solennelle” pode ser considerada como o “testamento espiritual” de Rossini, talvez um presságio de sua morte próxima. Foi escrita em 1864 e obteve grande sucesso em sua época. A obra tem 14 movimentos ricos em inventividade harmônica e melódica, e se caracteriza por uma alternância entre música sacra e profana. É considerada uma obra-prima do compositor italiano, conhecido sobretudo por suas óperas, como O Barbeiro de Sevilha (1816), Cinderela (1817) e Semiramide (1823).
Para que o público possa conhecer mais sobre a obra e sobre o compositor Gioachino Rossini, as apresentações são antecedidas por uma breve palestra da cantora lírica Priscilla Battini Prueter, mestre em Música pela UFPR e especialista em regência coral. As palestras começam 45 minutos antes de cada espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário