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quinta-feira, 26 de março de 2015

Uma casa que se transformou em boutique feminina

Antiga residência reformada no Paraná mudou inteiramente seus espaços para receber uma loja de produtos femininos. Resultados vão além da satisfação das clientes e incrementam os resultados financeiros

Era uma casa localizada no centro de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), mas desde setembro de 2013 é a loja Line Lamê, que comercializa roupas e acessórios femininos de conceituadas marcas varejistas. E a responsável pela nova aparência é a arquiteta Letícia Bowoniuk, que desenvolveu tanto o projeto arquitetônico quanto o elegante projeto de interiores. Sua aposta foi no estilo clássico-contemporâneo, com destaque para a fachada elegante e exclusiva. Mais do que oferecer produtos bonitos e de boa qualidade, o desafio dado para a arquiteta foi elaborar um projeto convidativo, que seja referência em uma região onde não possuem muitas boutiques com a mesma linha de atuação.
A Line Lamê possui 200 metros quadrados de área construída, separada em três ambientes internos, somados aos provadores e o banheiro, além do estacionamento que comporta mais de dez automóveis. “O espaço foi inteiramente reestruturado com foco em comodidade. Durante o processo da reforma, observamos o potencial da obra e seu caráter residencial permitiu a transformação para um projeto comercial que oferece conforto para os clientes desde a chegada”, conta Letícia. Uma grande mudança como essa gera reformulações como a derrubada de paredes internas, estruturação com vigas metálicas e pilares, etc. A escolha conjunta da arquiteta e da proprietária da loja foi preservar alguns pontos da casa antiga como a marquise, além da reutilização de aberturas, deixando o imóvel funcional, com perfil minimalista contemporâneo. Sem dúvida seus grandes destaques são as áreas amplas e sofisticadas, e a fachada branca sutil, requintada e moderna, eliminando de vez sua faceta residencial anterior.
Na parte interna da loja, a aposta foi em madeiras com sua tonalidade natural e cores neutras, somadas ao amarelo do papel de parede alegre e jovem, o qual reflete o perfil de grande parte do público-alvo da boutique. Balcões amadeirados com linhas retas completam o estilo contemporâneo. O intuito foi criar ambientes amplos e confortáveis para as clientes, desde os espaçosos provadores até a sala de estar para os acompanhantes, permitindo a espera sem deixar ninguém impaciente. O projeto luminotécnico foi bem cuidadoso, segundo a arquiteta, que pontua escolhas como o lustre no hall de entrada em composição com a porta pivotante, o lustre nos provadores, as araras e os provadores com luzes direcionáveis. “A atenção com a iluminação é muito importante em um projeto comercial, pois ela pode interferir diretamente na satisfação dos consumidores. Quem não quer conferir todos os detalhes dos vestuários e do caimento das peças no espelho com clareza?”, comenta ela. O antes e o depois mostram um projeto que deu novos contornos para o imóvel, fortaleceu a identidade visual da boutique e alinhou sua imagem com a identidade das marcas ali disponíveis.

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