Seguidores

terça-feira, 17 de março de 2015

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA VIAGENS ENQUADRADAS

A fotógrafa curitibana, Betina Abrão, expõe imagens de sua viagem de seis meses pelo Canadá, Estados Unidos, Nicarágua, Panamá, Costa Rica e Brasil


A exposição “Viagens Enquadradas” da fotógrafa Betina Abrão apresenta o resultado de seis meses de viagens pelo Canadá, Estados Unidos, Nicarágua, Panamá, Costa Rica e Brasil. Com um olhar atento e sensível para os flagrantes da vida cotidiana, Betina registou as paisagens por onde passou com carinho, beleza e uma composição estética apurada. A mostra será no dia 26 de março de 2015, quinta-feira, a partir das 17h no espaço NomadRoots – Viagem e Conhecimento, em Curitiba.
Partindo de Montreal, cidade em que reside atualmente, Betina e, seu namorado, Marc atravessaram os Estados Unidos. Ao longo dos três meses de road trip o casal percorreu mais de 25 mil Km de estrada, incluindo trechos da famosa Route 66; desceram a costa oeste da Califórnia, visitaram mais de 15 parques nacionais. Ao todo nessa primeira parte da viagem cruzaram 23 estados norte-americanos e duas províncias canadenses. “Desde que nos conhecemos, eu e o Marc sempre tivemos o sonhos de realizar uma grande viagem juntos, no ano passado, isso finalmente se tornou realidade”, comenta Betina.


A jornada não terminou na América do Norte. O casal seguiu para América Latina, onde visitaram grande parte da Costa Rica e conheceram a Nicarágua e o Panamá. Na sequência, Betina e Marc decidiram vir para o Brasil. Por aqui, eles se aventuraram por lugares belíssimos, como a Floresta Amazônica, a Chapada Diamantina, Japaratinga, Jericoacoara, além dos recantos históricos de Minas Gerais, Belo Horizonte e Ouro Preto, os dois também passaram por Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.
O objetivo da fotógrafa com essa exposição é dividir com o público seu olhar sobre o mundo, e especialmente, os momentos que fizeram parte de sua última jornada. “Meu olhar segue a luz, os enquadramentos, os rostos e feições, as reações das pessoas... o tempo todo. Para mim, a fotografia é isso; é viver a vida fotografando – independente de ter uma máquina à mão. Amo fotografar nas ruas, esperar as pessoas passarem, ver a vida acontecendo e registar seus momentos. Essa vontade de ver a vida estará sempre comigo e eu devo isso a fotografia”, comenta Betina.
Com curadoria de Andressa Gulin, a mostra é o resultado desses seis meses de viagens. “A Betina sempre teve um olhar muito sensível em relação ao mundo que a cerca e consegue expressá-lo divinamente pela fotografia. Poder compartilhar com os curitibanos o olhar atento e os registros que ela fez ao longo da viagem é um privilégio imenso para mim”, afirma a curadora e amiga. Na mostra, o visitante poderá apreciar fotografias de montanhas, desertos, florestas, mares, retratos e flagrantes divertidos da vida.
A entrada para a exposição é franca, mediante confirmação de presença. O visitante também poderá participar do coquetel de inauguração que conta com o apoio de Camilabrão, Santa Hora e Nougat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário