Seguidores

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Módulo itinerante aumenta segurança na Praça Zumbi dos Palmares

O Módulo Móvel Itinerante (MMI) da Guarda Municipal de Curitiba foi instalado nesta segunda-feira (23), na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho. Até o dia 9 de março, o MMI ficará das 7h às 19 horas instalado no local. Desde 2013, a unidade itinerante percorre todas as regionais da cidade, com o objetivo de tornar os espaços públicos mais tranquilos e seguros, reforçando o papel da corporação como Guarda Cidadã.
O casal de aposentados Antônio e Ivone Hilário, moradores do Capão Raso, frequentam a praça há dois anos para praticar exercícios físicos e caminhadas matinais. Segundo eles, a estrutura de aparelhos públicos melhorou nos últimos dois anos. Agora com a presença da Guarda Municipal aumenta também a segurança no local. “A Praça Zumbi dos Palmares é um lugar maravilhoso e é da população de Curitiba. Só com a presença da Guarda Municipal já inibe ações de vândalos”, avalia Ivone.
O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, lembra que outra ação da MMI foi realizada em 2014 na praça. Com isso, veio a sensação de segurança citada pela aposentada Ivone Hilário. “Estivemos aqui na praça com mesma operação no ano passado e conseguimos reduzir ações de vândalos e pichadores que atuavam no espaço público. É importante destacar que optamos por voltar à Praça Zumbi dos Palmares porque foi um pedido dos moradores da região”, disse Carvalho.
Depois do dia 9 de março, quando o MMI deixará a Praça Zumbi dos Palmares, as rondas diárias serão reforçadas na região. A Guarda Municipal lembra que denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.
Além do pedido da população, segundo o administrador da Regional Pinheirinho, Edgar Otto Hauber Junior, a presença da MMI da Guarda Municipal aumenta a segurança também de pessoas que frequentam o Hospital do Idoso Zilda Arns, localizado ao lado da praça. “Há uma circulação grande pessoas na região, principalmente de idosos. A presença da guarda acaba, por fim, beneficiando toda a comunidade local”, lembra.

Cultura

Nos últimos dois anos, a Praça Zumbi dos Palmares passou a receber atividades culturais como parte do plano de governo da atual gestão, dentro do programa Curitiba Mais Criativa. A meta é descentralizar as ações e equipamentos culturais para os bairros. No ano passado, por exemplo, a praça sediou o Domingo do Rock, com a presença de cerca de 2 mil pessoas, além de atividades de lazer, cultura e esporte para a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário