Seguidores

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Educação Especial busca autonomia para superar crise

Segmento encontra alternativas à dependência financeira do governo com a ajuda de organizações sem fins lucrativos, que trabalham para melhorar a gestão administrativa e a qualidade do ensino
Em meio à crise financeira do governo, escolas de Educação Especial do Paraná buscam alternativas à dependência em relação ao poder público. O setor também foi afetado pelo atraso no pagamento dos benefícios aos funcionários e vê sua autonomia ameaçada em decorrência da falta de recursos financeiros.
As soluções ao cenário instável com que a Educação Especial convive têm sido encontradas com o apoio de organizações sem fins lucrativos, como a Asid (Ação Social para a Igualdade das Diferenças), que trabalham para melhorar a qualidade de ensino e a gestão nas escolas. Após traçar o diagnóstico de cada instituição, a ONG curitibana elabora um plano de ação que envolve desde a capacitação dos gestores e assessoria administrativa, até a execução de obras, fortalecendo a autonomia da escola.
O trabalho da Asid é gratuito e beneficia hoje 24 instituições filantrópicas de Curitiba e Região Metropolitana. Os resultados são tão positivos que em 2014 a Asid expandiu sua atuação e passou a desenvolver projetos em São Paulo e Santa Catarina. Por meio da metodologia criada pela ASID, as instituições passam a procurar recursos junto a empresas de mercado, firmando parcerias para redução de custos, e também através de projetos de captação via incentivo fiscal e editais. "Cada vez mais, diante do cenário político-econômico, as próprias instituições buscam diversificar sua captação para depender menos de recursos públicos, que hoje representam em média 82% do orçamento das organizações, de acordo com estudos realizados pela Asid nos últimos cinco anos", explica o diretor de Marketing e Voluntariado da Asid, Luiz Hamilton Ribas.
Uma das entidades impulsionadas pelo trabalho desenvolvido pela Asid, a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (AFECE) conseguiu expandir seu trabalho de maneira sustentável estruturando formas de consolidar a marca e agregar valor. Além de oferecer muitas formas para que empresas e pessoas contribuam com a instituição, foram elaboradas campanhas institucionais com o objetivo de divulgação, firmadas parcerias com agências de comunicação e o site da entidade foi modernizado, visando melhorar a comunicação e a interatividade com o público alvo. Também foram estruturadas ações de fidelização com os parceiros por meio de premiações e homenagens às empresas e pessoas físicas que contribuíram para o crescimento da associação.
Quem quiser contribuir com o trabalho da Asid pode se tornar um Investidor Social. Acesse o site www.asidbrasil.com.br e saiba como ajudar a educação especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário