Seguidores

domingo, 21 de setembro de 2014

Limpeza de tapetes: um caso à parte

Conheça a história e as diversas particularidades desse item de decoração e quais os cuidados necessários para manter sua beleza e valor

A tecelagem surgiu da necessidade, sua data é imprecisa, porém ela teve papel fundamental para proteger o homem dos invernos rigorosos. Os tapetes eram bens imprescindíveis para aquecer os ambientes e trazer conforto às pessoas. Antigamente, os artesãos se inspiravam em insetos, plantas, raízes e cascas para criar os desenhos e utilizavam tintas naturais para tingi-los, como folhas de videira, açafrão, casca da noz e sulfato de cobre.
Hoje, a maior parte dos tingimentos ocorre com corantes sintéticos, aplicados em lã, seda e algodão, principalmente. De acordo com Maria Alzira Linares, proprietária da lavanderia premium Lavasecco, quando o tapete é tingido com tintas vegetais, pode ocorrer o chamado “abrash”, ou seja, mudança de cor em alguma parte da superfície do produto. Entretanto, mesmo aqueles que receberam tintas sintéticas podem sofrer com manchas e desgastes.
“Os tapetes se tornaram mais do que isolantes térmicos, atualmente são vendidos e comprados como verdadeiras obras de arte, como itens que complementam a decoração de um espaço. São peças de alto valor agregado e, por isso, precisam de cuidados de conservação específicos”, justifica Maria Alzira. Segundo a especialista em limpeza e conservação, as manchas nos tapetes são decorrentes de diferentes fontes: marcas de móveis, como pés de mesas; desbotamento, proveniente de várias lavagens, por exemplo; descoloração por incidência de raios solares ou uso de produtos de limpeza caseiros; desgaste por muito atrito; entre outros fatores.
A proprietária da Lavasecco alerta sobre outros elementos que podem interferir no aspecto de um tapete, como urina e vômito. “Quem possui animais de estimação precisa ter muita atenção, pois a urina é ácida podendo amarelar e enfraquecer a fibra do tecido. Se não tratada em curto prazo, a mancha se torna mais difícil de ser removida”, explica. A fim de oferecer uma limpeza eficaz dos tapetes, com produtos e tratamentos específicos para cada tipo de material, a Lavasecco promove anualmente a Campanha dos Tapetes. São descontos especiais aos clientes na limpeza dos tapetes, entre 01 de setembro e 31 de outubro. Uma ótima oportunidade para conservar a beleza dessas peças de decoração por muito tempo.

Um comentário: