Seguidores

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ENCONTRO COM CIA PÚBLICAS DE SETE ESTADOS MARCA COMEMORAÇÃO DE 45 ANOS DO BALÉ TEATRO GUAÍRA

Espetáculos com companhias de outras cidades e mesa redonda marcam aniversário da companhia de Curitiba


Curitiba e outras cinco cidades terão a oportunidade de comemorar os 45 anos do Balé Teatro Guaíra (BTG): Manaus, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Niterói. Estas localidades foram selecionadas para receber, a partir de 1º de outubro, a etapa circulação do projeto de aniversário do Balé, intitulado “Balé Teatro Guaíra & Cias”, que tem como anfitriões os grupos de dança de cada cidade: Corpo de Dança do Amazonas, Balé da Cidade de São Paulo, Cia de Dança Palácio das Artes, Balé Teatro Castro Alves e Cia de Ballet da Cidade de Niterói. De acordo com a proposta, cada grupo exibirá uma coreografia em sua localidade e em Curitiba. O Balé Teatro Guaíra estará presente em todas as apresentações. Em comum com o BTG, estas companhias construíram a história da dança no Brasil e possuem um sistema de gestão similar, apoiado no poder público, além de afinidades em sua proposta artística. Por conta disso, foram convidadas a dividir o palco com a companhia aniversariante.
“Entendemos que a melhor maneira para comemorar esta data é nos aproximarmos daqueles que admiram esta arte, seja com o público ou com nossos parceiros de ofício”, explica a diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli. O Balé Teatro Guaíra foi criado em 1969 pelo Governo do Estado do Paraná. Durante todo seu percurso contou com importantes diretores e coreógrafos, acumulando mais de 130 coreografias realizadas. Na atual direção de Cintia Napoli, o BTG tem como metas a concretização de políticas de acessibilidade à dança, a promoção de espaços de incentivo ao artista criador e a difusão e produção de espetáculos que integram o seu repertório.
Assim, o Balé Teatro Guaíra se apresentará em seis cidades, de 1º de outubro a 23 de novembro, com entrada franca. Em Curitiba, sede do BTG, acontece a etapa local do projeto, onde todas as companhias se apresentarão na semana de 13 a 16 de novembro. Cumpre a agenda comemorativa da semana a realização de duas mesas redondas, que acontecerão com a participação dos diretores das companhias visitantes e atividades complementares. O objetivo do encontro é discutir os rumos e oportunidades dos balés que estão ligados a esferas governamentais. Espera-se reunir, além de bailarinos, estudantes e demais profissionais da dança, movimentando a cena da dança do país.
“Para além da aproximação entre os artistas, contamos com a participação ativa da comunidade. Acreditamos que as verdadeiras transformações se fazem nas ações, atuando efetivamente na construção e fortalecimento da cultura no nosso país”, diz Cintia Napoli.
O projeto Balé Teatro Guaíra e Cias conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, produção da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, coprodução do Centro Cultural Teatro Guaíra e patrocínio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), BNDES e Volvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário