Seguidores

domingo, 24 de agosto de 2014

Obras públicas de Poty Lazzarotto são tombadas como Patrimônio Cultural do Paraná

Tombamento aconteceu na quarta-feira (20) durante reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico


As obras públicas do artista paranaense Poty Lazzarotto, compostas por murais e painéis situados em Curitiba e outras regiões do Estado, foram tombadas como patrimônio cultural do Paraná nesta quarta-feira (20), em votação unânime durante reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná (CEPHA), na Casa Gomm.
Uma extensa pesquisa foi realizada pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural (CPC) para relacionar as obras do artista no Estado, com registro fotográfico dos painéis e murais. Foi realizado um parecer técnico assinado pelos professores Maria José Justino e Fabrício Vaz Nunes, que ratificaram a importância histórica das obras do artista para o Paraná e a necessidade da proteção legal.
Para a coordenadora do Patrimônio Cultural, Rosina Parchen, o tombamento dos murais e painéis do Poty Lazzarotto pelo conselho confirma a importância do artista e de sua obra. “É o reconhecimento necessário para a preservação deste acervo, que faz parte da identidade cultural paranaense. Poty retratou temas locais e da história do Paraná, seus painéis têm um referencial histórico da evolução da indústria, da ciência e das artes. Toda essa abrangência cultural do artista torna sua obra especial para o Paraná”.
No total são 35 obras, que pertencem ao governo federal, estadual, prefeituras e estrutura viária do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário