Seguidores

segunda-feira, 28 de julho de 2014

FEIRA MUNDO GASTRONÔMICO APRESENTARÁ CICLO DE AULAS E PALESTRAS VOLTADAS À REGIONALIZAÇÃO DA GASTRONOMIA

Em um espaço especial, denominado Cozinha Show, chefs e estudiosos realizarão oficinas, nas quais receitas clássicas serão representadas numa versão contemporânea. Além disso, os visitantes poderão, ainda, participar de palestras e painéis de debate voltados ao tema


A “Regionalização na Gastronomia” é o tema escolhido para o ciclo de aulas e palestras que será apresentado na Feira Mundo Gastronômico, de 13 a 16 de agosto, no Expo Renault Barigui, em Curitiba. É na Cozinha Show do Espaço Bom Gourmet, como é denominado, que acontecerão as aulas — nas quais receitas clássicas serão reapresentadas numa versão contemporânea —, além das palestras e painéis de debates. As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas no local durante o evento.
As instituições Universidade Positivo (UP), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Espaço Gourmet e Centro Europeu estarão presentes no “Espaço Aula” promovendo cursos e palestras. “É uma forma de envolver as escolas e universidades no maior evento de negócios deste setor do Sul do País” afirma Andréa Sorgenfrei, gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, do qual pertence o Bom Gourmet. Além disso, o evento receberá dois dos maiores nomes da crítica especializada na área: os jornalistas Josimar Melo e Arnaldo Lorençato, do jornal Folha de São Paulo e da revista Veja, respectivamente. Melo participará, ao lado de donos de restaurantes locais, do painel “Como sobreviver à crise”, e Lorençato falará sobre “Gastronomia contemporânea: o que a história tem a ver com isso”.
Além da apresentação do projeto Gastronomia Paraná, criado há um ano para promover a gastronomia e o turismo do Estado, mais três palestras estão programadas:“Gastronomia e Regionalização, com Celso Freire, Eva dos Santos e Gabriela Carvalho; “A comida é nossa”, com a pesquisadora Regina Maria Vilela, da Universidade Federal do Paraná, que falará sobre o projeto de extensão universitária do Departamento de Nutrição; e “Cogumelos Nativos”, com o pesquisador Francisco Vítola, também da mesma instituição. Em 2013, Vítola lançou na feira a empresa que comercializa cogumelos, a Cogubrás. Além dessas atividades, com apoio das prefeituras de algumas regiões turísticas paranaenses, a organização do evento apresentará cinco pratos típicos para serem degustados na abertura do evento.


O objetivo em convidar as regiões paranaenses para apresentarem seus pratos típicos é criar uma oportunidade de divulgação das atrações da culinária regional e seus produtos e mostrar as diferentes possibilidades de preparo das receitas tradicionais. Os pratos típicos serão apresentados no coquetel realizado no Lounge Bom Gourmet, para cerca de 200 convidados na abertura da feira, no dia 13 de agosto e reapresentados nas oficinas. São eles: o “porco no rolete” da região das Cataratas, representando o projeto Iguassu Gourmet; o “virado de feijão tropeiro com quirera”, da Rota do Pinhão, dos restaurantes Lipski e Expedito da Lapa; o “barreado” do nosso litoral; o leitão marinado de Goioerê irá representar a comunidade dos municípios de Campo Mourão, chamada Comcam; e o tomate recheado com cabrito, do território de Cantuquiguaçu – região Lagos e Colinas, que reúne 20 municípios do Centro-Oeste do Paraná.
Nos outros dias do evento, renomados chefs apresentarão uma nova versão do prato típico nas Oficinas de Releitura na Cozinha Show. A intenção é que os cozinheiros dos municípios possam reproduzir a receita tradicional, atualizada de acordo com as tendências da gastronomia contemporânea internacional, além de aprender novas técnicas de preparo. “É pelo estímulo à cultura da gastronomia que promoveremos a culinária regional, impulsionando, na sequência, o turismo”, ressalta a coordenadora do projeto Gastronomia Paraná, a jornalista Jussara Voss.
Os chefs Manu Buffara, Ivan Lopes, Kika Marder, Joy Perini e Flávio Frenkel foram convidados para apresentar uma versão contemporânea para as receitas tradicionais. “Estamos trabalhando com a gastronomia das regiões paranaenses de acordo com o Programa de Regionalização do Turismo que o Ministério do Turismo criou, no qual os municípios são incentivados a desenvolver um trabalho conjunto de estruturação e promoção, valorizando as peculiaridades locais”, explica a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika. O ciclo é uma realização, em parceria, da Efex – Eventos, Feiras e Exposições, do Grupo Positivo; o Bom Gourmet, da Gazeta do Povo; o projeto Gastronomia Paraná, da Paraná Turismo; e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário