Seguidores

segunda-feira, 14 de julho de 2014

CONCURSO PÚBLICO: PARA QUEM E QUANDO FAZER?

Em ano de recorde de vagas federais ofertadas, antes de prestar concurso público é necessário analisar se possui o perfil e se planejar
Estabilidade, bons salários e aposentadoria são algumas das vantagens para quem busca um cargo no serviço público. Em 2014, segundo matéria da revista Exame, estão sendo ofertadas 52.000 vagas só na esfera federal, é a maior quantidade registrada nos últimos cinco anos. Além da preparação, é importante saber também se o candidato possui perfil para ser funcionário público.
Guilherme Piazzetta, especialista em Executive Coach e coordenador do MBA de Liderança do Estação Business School, aponta cinco perguntas para a auto avaliação do candidato em relação ao seu perfil para a vaga: 1) Em uma escala de 0-10, qual o nível de satisfação com a vida profissional? 2) Os benefícios da vaga ofertada contemplam alguma característica desse nível máximo de realização? 3) Em cinco anos, como o candidato se imagina extremamente realizado? 4) Os benefícios do cargo fazem parte dessa realização? 5) O candidato possui consciência das atividades que vai exercer no cargo?

SEGURANÇA É SUBJETIVA
- É importante lembrar também que muitos conceitos sobre o serviço público, como a “segurança empregatícia” são subjetivos. “Para alguns, segurança significa ter um salário garantido todos os meses. Para outros, os quais já possuem alguma estabilidade financeira de outras fontes, segurança pode ser autonomia em sua agenda, ou ocupar um cargo de liderança”, afirma o coaching.
A partir dessas respostas é possível tomar decisões sobre o futuro emprego. Segundo Piazzetta, o cenário ideal para sair do trabalho atual para se dedicar aos estudos é ter planejamento. “O cenário ideal acontece quando a pessoa consegue fazer um planejamento financeiro para ter uma reserva de tempo que precisará se preparar estudando”, alerta.
Planejamento também é a base para quem quer se preparar da melhor forma para as provas. “O ideal é que o candidato faça um planejamento em relação a quantidade de conteúdo que precisa aprender, conforme verificação dos editais e também o tempo que pretende obter sua aprovação. Dessa forma, cada candidato poderá avaliar suas condições pessoais especificas para se preparar e atingir o objetivo da aprovação”, afirma Piazzetta.


Guilherme PiazzettaLife e Executive coach, com especialidade em desenvolvimento de lideres e eliminação de crenças limitantes de executivos e profissionais em geral. É também palestrante e professor nas áreas de liderança e administração, desenvolvendo diversas ferramentas de gestão pessoal, gestão de equipes e estratégias corporativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário