Seguidores

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Opções saudáveis para manter a forma no inverno

Nutricionista da Onodera Estética fala sobre o consumo consciente de carboidratos e ensina duas receitas da sopa detox

É biológico. No inverno nosso corpo necessita de mais energia para se manter aquecido e, com isso, o consumo de carboidratos costuma aumentar. É aquela vontade louca de comer uma lasanha ou se jogar no chocolate. Para evitar os deslizes nesse período do ano, o ideal é optar por massas integrais, sopas de legumes e, caso já tenha enfiado o pé na jaca, eliminar os excessos com uma sopa desintoxicante.
Segundo Patrícia Vicentini, nutricionista da Onodera Estética, com o gasto de energia extra durante essa época do ano, o consumo de carboidratos na quantidade ideal para manter o corpo aquecido se torna imprescindível. “A necessidade diária da substância varia de individuo para indivíduo, mas seu consumo fica em torno de cinco a nove porções por dia. O excesso será armazenado no organismo em forma de gordura”, explica.
Para evitar o ganho de peso decorrente da ingestão excessiva de carboidratos, a nutricionista aconselha o consumo de massas integrais e sopas de verduras e legumes. “Além de melhorar o funcionamento intestinal e consequentemente a absorção de vitaminas, os grãos integrais atrasam o esvaziamento gástrico, proporcionando sensação de saciedade por mais tempo. Já os legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras e possuem baixo teor calórico”, acrescenta Patrícia.
Quem já extrapolou e quer eliminar os excessos também conta com a opção da sopa desintoxicante. “Composto por folhas escuras, vegetais crucíferos, raízes, sementes, grãos e leguminosas, o alimento é responsável pelo melhor funcionamento do fígado, fundamental na metabolização e eliminação das toxinas, sacia a fome, além de ser fonte de proteína magra e gordura boa, substâncias que também contribuem para manter o corpo em boa forma”, finaliza a nutricionista.
Para obter melhores resultados, a profissional ainda indica a combinação da sopa detox a um cardápio sem produtos refinados, sem excesso de sal, açúcar, gorduras ruins e aditivos (produtos industrializados), além de bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário