Seguidores

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Cuidado com os olhos nas maquiagens para a Copa do Mundo e festas Juninas

O Brasil vive no momento das festas. Paradas para assistir aos jogos da seleção na Copa do Mundo e as tradicionais festas juninas. Para assistir aos jogos, muitos brasileiros se produzem. São roupas, unhas coloridas, artefatos e maquiagens diversas. Alguns sites passaram dicas simples para maquiar os olhos com as cores do Brasil e outros deram o passo a passo para maquiar o Fuleco – personagem da Copa, no rosto. Mas até onde é saudável a maquiagem nas cores da pátria?


Segundo o oftalmologista Geraldo Canto, da Clínica Canto, utilizar uma maquiagem diferenciada, com produtos às vezes desconhecidos que não fazem parte do dia-a-dia da mulher, requer muito mais cuidado. “As maquiagens para os olhos necessitam de maior cautela, pois é uma área muito sensível quando se trata de alergia ou irritações”, explica. Segundo Canto, com o uso diário de maquiagens os olhos ficam vulneráveis e sofrem com o uso contínuo de cosméticos que vira e mexe lacrimejam, coçam e até ficam irritados por alguns dias.
Outro fator que deve ser observado quando se faz maquiagens temáticas é a qualidade e procedência dos produtos além do compartilhamento dos mesmos. “Quantidade de produto aplicada e a procedência deles é indispensável para que os olhos não sejam prejudicados”, avalia Canto. O medico ainda ressalta que os pacientes que são usuários de lente de contato devem ter ainda mais cuidado pois além das maquiagens causarem irritações pode-se também aumentar o desconforto e risco de complicações relacionados as lentes.
“Quem quer torcer para o Brasil com as cores da bandeira no rosto deve utilizar tintas e produtos no rosto específicos para a pele (jamais tintas guache), e ao retirar a maquiagem, utilizar sabonetes líquidos neutro, sem esfregar a pele e os olhos. Surgindo qualquer irritação nas áreas dos olhos, o médico oftalmologista deve ser procurado imediatamente”, finaliza Canto.
O uso inadequado de cosméticos na área dos olhos decorre a problemas como olho seco, alergia, inflamação, conjuntivite, visão embaraçada, vermelhidão, coceira, inchaço, fotofobia, secreção, lacrimejamento. Sinais esses que indicam a necessidade urgente de consulta a um oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário