Seguidores

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Semana da Europa em Curitiba apresenta ciclo de cinema

Depois do concerto internacional no Teatro Guaíra, programação conta com 16 filmes de 16 países diferentes na Cinemateca de Curitiba


A abertura da Semana da Europa na capital paranaense teve um concerto internacional. O maestro regente espanhol Marc Moncusí, o pianista polonês Raphael A. Lustchevsky e o trompista português Abel Pereira subiram, neste domingo, ao palco do Teatro Guaíra ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná.
A programação segue agora com um ciclo de cinema internacional. Foram selecionados 16 filmes de 16 países membros da União Europeia. O evento marca uma das semanas mais festejadas em todo o mundo – a Semana da Europa, que em Curitiba será realizada até o próximo domingo, dia 25.
Segundo o diretor do Instituto Cervantes de Curitiba, Pedro Eusebio Cuesta, é uma oportunidade para o curitibano conhecer os diferentes aspectos da cultura europeia. “São filmes de língua estrangeira que trazem importantes aspectos, não só o estudo da língua, mas também músicas, pratos típicos e, principalmente, o comportamento do ser humano em diferentes regiões do mundo”, diz.
Já o diretor da Aliança Francesa de Curitiba, Christian Dejour, lembra que esse é o sexto ano em que institutos e consulados desenvolvem iniciativas culturais para celebrar a Semana da Europa em Curitiba. “Nosso objetivo é propagar a cultura europeia e preservar a forte ligação que há entre o Paraná e diversos países europeus. Para isso, a cada ano preparamos atividades diferentes, que contemplem todos os gostos”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário