Seguidores

quinta-feira, 8 de maio de 2014

CICI2014: Inovação na economia requer ideias empreendedoras

Palestras mesclaram empreendedorismo, inovação e novas tecnologias na educação em prol de uma sociedade mais benéfica


As discussões econômicas sobre startups e inovação dominaram as palestras da tarde na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2014). Dois palestrantes internacionais, o português Marco Bravo e o americano Shaun Abrahansom, abordaram o empreendedorismo sob diferentes perspectivas, enquanto Enio de Aragon, responsável pelo segmento de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, e o professor da Unicamp Renato Dagnino focaram, respectivamente, nas novas formas de ensino e na economia solidária. A CICI2014 segue até amanhã e as inscrições gratuitas podem ser feitas no local.
Bravo se baseou na experiência de Austin, nos Estados Unidos, para avaliar a criação dos "Ecossistemas de Inovação". De acordo com o engenheiro industrial, o bom resultado do município se deve à interação entre vários fatores. "É preciso haver excelência em todos os setores. Não basta haver uma universidade referência, uma ótima administração pública ou grandes empresas isoladamente", afirmou. Devido a isso, Austin deixou de ser uma exportadora de talentos para se tornar, em cerca de uma década, um dos principais ambientes de negócios dos Estados Unidos. "Mais do que a estrutura, é preciso engajar as pessoas nesses objetivos", ressaltou.
O norte-americano Shaun Abrahamsom lidera o Urban.us, uma espécie de investidor anjo de startups engajadas em benefícios para a comunidade. "Lançamos o Urban.Us com o propósito de criar companhias que possam gerar benefícios financeiros para os acionistas, mas, simultaneamente, criar melhorias para a população como um todo. Entre os exemplos de startups apoiadas, estão a Handup, de San Francisco, que direciona doações a pessoas desabrigadas das vizinhanças, e o Whatupbridge, que monitora a infraestrutura do seu bairro e acompanha atrasos nessa melhoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário