Seguidores

terça-feira, 27 de maio de 2014

Advogado recebe honraria da Câmara Municipal de Curitiba em simpósio

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni, concedeu ao advogado Alfredo de Assis Gonçalves Neto votos de congratulações e aplausos pela sua contribuição à advocacia paranaense, em especial ao direito comercial. A outorga ocorreu durante a realização do Simpósio de Direito Comercial, em homenagem ao referido advogado, promovido pelo IAP - Instituto dos Advogados do Paraná, com apoio da OAB, da Academia de Letras Jurídicas e da UFPR, no dia 21 de maio, no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.


Assis Gonçalves foi responsável por proferir a palestra magna de encerramento do evento, abordando o tema “A crise do Direito Comercial e as perspectivas para o futuro”. Em seu pronunciamento, o advogado disse que o direito comercial é um direito que está em constante mutação em razão das sempre novas realidades que a prática mercantil vai descobrindo e desbravando. Também procurou demonstrar esse âmbito expansionista do direito comercial, que antes só cuidava do comércio, depois da indústria, daí passou a abranger a atividade imobiliária e, mais recentemente, a de prestação de serviços, e mostrou a tendência de estender sua tutela ao hoje denominado agronegócio que, por dizer respeito à exploração da terra ou daquilo a que ela se presta para produzir ou assentar, sempre foi matéria de direito civil. Ainda pontuou situações novas para demonstrar que os comercialistas têm e terão sempre muito trabalho para compreender e aperfeiçoar as instituições jurídicas que são objeto do direito comercial.
Sobre a homenagem do IAP a que aderiram as outras entidades da área jurídica, Assis Gonçalves disse que se surpreendeu muito, “principalmente por terem vindo professores de fora, deixando seus afazeres para me homenagear. Senti o peso da presença de amigos que acorreram ao evento, mantendo lotado, do começo ao fim, o salão nobre da Faculdade de Direito da UFPR. Jamais imaginei que pudesse ser protagonista de uma homenagem tão sincera e marcante para mim, para meus colegas de escritório e para a minha família”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário