Seguidores

sábado, 26 de abril de 2014

Sistema Fiep apresenta os Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Paranaense

Desenvolvido pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL, o estudo foi apresentado nesta quinta-feira (24), em Curitiba, e revelou tendências e perspectivas num horizonte até 2030

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.
Quais serão os perfis profissionais mais promissores para a indústria paranaense nos próximos anos? Para responder a essa pergunta, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, empreendeu um amplo estudo que envolveu quase 300 especialistas das mais diversas áreas. O resultado, que culminou na identificação de 227 perfis profissionais em 12 setores portadores de futuro, foi apresentado nesta quinta-feira à noite (24), no Campus da Indústria, em Curitiba. Participaram lideranças do Sistema Fiep e representantes do governo, sindicatos, empresas, instituições de ensino e também da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de federações das indústrias de outros Estados.
“Esse trabalho vem atender a uma necessidade do mercado. Diante da nova indústria que está surgindo, devemos nos posicionar para acompanhar o que está acontecendo e podermos atender a essas exigências o mais breve possível, garantindo nossa competitividade”, disse o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, em alusão às tendências mundiais – como sustentabilidade e novas tecnologias entre outras – que têm impactado em vários setores, no mundo todo.
Um longo trabalho - Os Observatórios chegaram aos perfis profissionais em duas etapas. Na primeira investigação, em 2005, descobriram quais eram os setores industriais com melhores expectativas de futuro para o Paraná, identificando 12, ao todo: Turismo, Metalmecânico, Papel e Celulose, Indústria Agroalimentar, Produtos de Consumo, Plástico, Saúde, Energia, Biotecnologia, Meio Ambiente, Construção Civil, e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Desse levantamento, surgiu o desenho de rotas estratégicas, que sugere ações e caminhos para o desenvolvimento desses setores.
“Foram 296 especialistas mobilizados e consultados, dentro dessa proposta da nossa instituição de concentrar esforços para o desenvolvimento de uma indústria sustentável”, disse a gerente dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, Marília de Souza, que apresentou a pesquisa para o público do evento, ao lado do coordenador Sidarta Ruthes e dos pesquisadores Raquel Valença e Maicon Silva.

A gerente dos Observatórios, Marilia de Souza, e o diretor regional do Senai, Marco Secco.
Ela contou que a partir do mapeamento das rotas estratégicas, os estudos revelaram a formação profissional como um fator crítico para o desenvolvimento dos setores investigados. Em função disso, numa segunda etapa, os Observatórios trabalharam na identificação dos perfis profissionais que seriam demandados pela indústria até o ano de 2030. O objetivo principal, segundo Marilia, é incentivar as várias instituições de ensino a promoverem parcerias e cursos de formação alinhados a essa visão de futuro, preparando profissionais para as demandas que estão por vir.
Publicação - O projeto Perfis Profissionais foi publicado em 12 volumes, sendo um para cada setor arrolado, organizado em forma de fichas, para facilitar a compreensão e utilização. Foram considerados os critérios “justificativa do perfil para a sociedade”, “domínios técnicos”, “principais atividades do perfil produtivo”, além de indicadores como “relevância para o setor”, “situação atual do perfil no Paraná e Brasil” (se existe ou não; se é embrionário ou bem desenvolvido), “intensificação” (expectativas para intensificação de demanda pelo mercado), e também as principais tendências que orientam o surgimento do perfil (fenômenos sociais ou tecnológicos, por exemplo).
Apesar da diversidade dos resultados, algumas macrotendências transversais marcaram a maioria dos perfis, como sustentabilidade, inovação e qualidade de vida. A pesquisa revelou ainda algumas áreas de atuação promissoras para o futuro, como nanotecnologia, criação de novos materiais e domótica (gestão a distância dos recursos de uma residência), entre outras.
Depois da apresentação da pesquisa, o público foi convidado a participar fazendo perguntas e reflexões, que foram atendidas pela gerente Marilia e pelo diretor regional do Senai no Paraná, Marco Secco.
No ano passado, o estudo Perfis Profissionais para o Futuro foi apresentado num evento fechado realizado pela Escola de Gestão de Moscou Skolkovo e Organização Internacional do Trabalho (OIT). A relevância desse trabalho gerou interesse na OIT que quer uma parceria para o desenvolvimento de projetos pilotos na África.
Mais informações sobre os Perfis Profissionais estão acessíveis no sitewww.fiepr.org.br/observatorios/perfis/ .
FOTOS: Mauro Frasson

Nenhum comentário:

Postar um comentário