Seguidores

quinta-feira, 13 de março de 2014

Salão Paranaense do Turismo terá aula-show relacionando conservação e culinária

Chef Gabriela Carvalho utilizará os princípios do Gastronomia Responsável durante o evento nesta sexta-feira (14), em Curitiba.


A 20ª edição do Salão Paranaense do Turismo, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav), contará com uma aula-show para preparação de um prato responsável, receita com impacto reduzido para o meio ambiente. Nesta sexta-feira (14), a chef Gabriela Carvalho, do Quintana Café e Restaurante (Curitiba-PR) irá preparar um Pilaf Brasileiro, prato com especiarias, à base de arroz e original do Oriente Médio.
O prato é considerado responsável, pois será preparado a partir dos quatro princípios do movimento Gastronomia Responsável, inciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para aliar culinária e conservação ambiental. Os princípios incluem a utilização de alimentos orgânicos – cujo cultivo é menos nocivo ao solo, por não utilizar adubos químicos; o aproveitamento integral dos ingredientes, evitando o desperdício; e a não utilização de espécies da fauna e flora que estejam ameaçadas de extinção. Além disso, os ingredientes serão comprados com fornecedores locais, reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) liberados durante o transporte entre as áreas produtoras e os consumidores finais.
A chef afirma que a inspiração para a escolha da receita que será feita no evento veio da tradição que o Brasil tem com os temperos. “Pensando nas especiarias como um dos motivos do descobrimento do Brasil em 1500, o prato que será preparado é feito a partir dos quatro princípios do Gastronomia Responsável e ainda traz uma mistura de sabores e aromas”, destaca Gabriela. Ela afirma ainda que as especiarias escolhidas para incorporarem o prato são algumas das mais usadas no Brasil, como pimenta-do-reino, cúrcuma, gengibre, canela, cravo, cominho e noz moscada.
De acordo com Gabriela, que também é embaixadora do Gastronomia Responsável, a aula-show será uma ótima oportunidade para disseminar as práticas de conservação da natureza durante o preparo de alimentos. “Muitas vezes as pessoas não fazem essa ligação, mas podemos ajudar o meio ambiente preparando os alimentos da forma correta”, explica.
O Gastronomia Responsável foi criado na capital paranaense, em 2010, reunindo hoje 51 restaurantes em várias cidades brasileiras, 29 deles em Curitiba. A lista completa de restaurantes participantes e os respectivos pratos responsáveis de cada um deles está disponível em www.gastronomiaresonsavel.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário