Seguidores

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

“Espelho para cegos” convida para entrar no espaço cênico

“Espelho para Cegos”, a montagem da Companhia Teatro dos Novos (CTN) no Festival de Teatro de Curitiba, traz nove palcos diferentes com atuações simultâneas, além de três cenas com vídeos em uma tela de projeção e o convite para o espectador entrar no espaço cênico. Com toques multimídia, o espetáculo aborda temas como a decomposição das relações humanas, a solidão, o controle social, o aprisionamento e outros entraves contemporâneos. O texto é do dramaturgo romeno Matéi Visniec, autor do livro "Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo".


As metáforas de Visniec trazem uma percepção sensível e aguçada, com muitas possibilidades associativas e interpretativas. A produção relata que nada é gratuito, aleatório ou se detém apenas em uma única leitura: em tudo há poesia e humor, com alto teor filosófico e político. “Encontrar os textos de Matéi Visniec foi como ouvir minha voz fora de mim, foi ouvir o que gostaria de falar e não saberia se não os tivesse encontrado”, descreve o diretor Marcio Meirelles.
Além da encenação de Meirelles, a montagem tem a co-direção de Bertho Filho e a colaboração do diretor escocês Douglas Irvine. No elenco estão as atrizes Sônia Robatto, Anita Bueno e Zeca de Abreu, da CTN, além dos atores Franklim Albuquerque e Claudio Varela, Roberto Nascimento, Tiago Querino, Vinicius Bustani e Yan Britto, da Universidade Livre de Teatro Vila Velha.
As metáforas de Matéi Visniec agradaram o público baiano e mineiro ao exigirem uma percepção sensível e aguçada, com muitas possibilidades interpretativas. Nada é gratuito, aleatório ou se detém apenas numa única leitura. “Tivemos a honra de ter Visniec na plateia em uma das apresentações em Salvador. Ele gostou muito do que viu e disse que ‘o teatro não pode nunca dar respostas completas, mas é importante que ele possa trazer a tona questões essenciais’. Eu concordo”, relembra Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário