Seguidores

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Curitiba, todas as culturas se encontrarão aqui

A cidade será a única a receber seleções de países dos cinco continentes para o Mundial da FIFA
América, África, Europa, Ásia e Oceania reunidos em Curitiba para disputar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Espanha, atual campeã do mundo, Irã, Nigéria, Honduras, Equador, Austrália, Argélia e Rússia são as seleções que passarão pela cidade. A cosmopolita capital paranaense, característica herdada dos imigrantes que a colonizaram, vai acolher as diferentes culturas e encantar os visitantes com o modo de viver dos curitibanos e daqueles que nela residem.
Sua localização estratégica no sul do Brasil permite fácil acesso e rápidas conexões, pois seu aeroporto internacional oferece vôos diretos com menos de uma hora de duração de São Paulo e Foz do Iguaçu, e menos de duas horas de outros importantes centros urbanos da América Latina como Brasília, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Possui 1.848.946 de habitantes e detém a oitava maior economia do país. “Somos privilegiados pela localização, clima e podemos dizer que as seleções que receberemos trarão um misto de culturas, que só vem a acrescentar para a cidade. Além das vantagens em mobilidade urbana, temos o melhor aeroporto do Brasil, o que facilita ainda mais a vinda dos turistas, que serão muito bem recebidos”, comenta Dario Paixão, presidente do CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau. 


Além de ser sede de importantes multinacionais da área automobilística, maquinário agrícola, papel e celulose, bancária, entre outras, seu reconhecimento mundial se dá também pelos altos índices de qualidade de vida, aplicação de soluções inovadoras em urbanismo e transporte coletivo, e na relação positiva com a sustentabilidade, que lhe garantiu, em 2010, o prêmio Globe Award Sustainable City de “Cidade Mais Sustentável do Mundo”.
Capital Ecológica, como nacionalmente é nomeada, tem fauna e flora rica e diversificada e cerca de 81 milhões m² deárea verde preservada, sendo 64,5 m² por habitante, números que impressionam na atualidade, parcela desta área verde esta preservada nos mais de 34 bosques e parques. Estes, por sua vez, são as principais atrações turísticas da cidade, a exemplo do Jardim Botânico, eleito em 2013 a “Melhor Vista do Brasil” e a Ópera de Arame.
A cultura, influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos, retoma o contexto cosmopolita, que se dá também pela configuração de outros importantes cartões postais em homenagem a essas nações que povoaram Curitiba ao longo da história, como o memorial Ucraniano, o memorial Árabe, o bosque Portugal, a praça do Japão, o bosque do Papa, o bosque Alemão. Ainda aliando cultura, arte, desing e arquitetura, o grande destaque é o Museu Oscar Niemayer, obra do famoso Oscar Niemeyer e, eleito entre os 20 museus mais bonitos do mundo, segundo a Revista Flavorwere/2012. O Mercado Municipal entra no roteiro turístico por sua diversidade de produtos exóticos hortifrutigranjeiros e orgânicos brasileiros.
Quanto à hospitalidade, Curitiba oferece grande e qualificada hotelaria, formada por tradicionais empresas brasileiras e redes internacionais. Na gastronomia, os turistas se surpreendem com tradições e receitas preservadas e recriadas nas famosas barracas de feiras de ruas da cidade, com os monumentais restaurantes do bairro Santa Felicidade e com os sofisticados cardápios assinados por chefs renomados, em seus empreendimentos. Compras têm lugar certo na Feira de Artesanato do Largo da Ordem, realizada todos os domingos, como também em regiões temáticas de comércio, galerias de design e arte, e grandes shoppings centers com famosas grifes internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário