Seguidores

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pão faz parte de uma dieta saudável

Produto culturalmente inserido na sociedade, pão fornece energia e pode ser consumido diariamente. Nutricionista da Saint Germain dá dicas de como consumir este saboroso e insubstituível alimento


Alimento milenar, coadjuvante da história da humanidade, o pão é um componente fundamental na alimentação por ser uma rica fonte de carboidratos. A boa notícia para os “loucos por pão” é que, segundo orientações dos nutricionistas, uma dieta saudável deve conter entre 60 e 65% de carboidratos.
O pão fornece energia para todas as atividades diárias. O melhor horário para se consumir o pão, principalmente o de farinha branca, é pela manhã. “Além de fornecer energia para começar o dia bem disposto, teremos muitas horas para gastar essa energia”, explica a nutricionista Eliane Andrade, da rede de panificadoras Saint Germain.
Os melhores pães para uma dieta saudável são os que têm sementes em sua fórmula, como linhaça, girassol e quinoa. Esses produtos são mais completos, ricos em nutrientes e fibras. “As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino e controlam a quantidade de açúcar que vai para corrente sanguínea na hora da digestão, evitando picos de glicose, que não são nada bons para os diabéticos”, informa Eliane.
Sobre a quantidade, a nutricionista afirma que a porção indicada vai depender da faixa etária da pessoa e do estilo de vida. Se pratica exercícios diariamente, por exemplo, o consumo pode e deve ser maior. “Devemos lembrar que o exagero não é bom nunca. Uma alimentação saudável sempre leva em conta o equilíbrio.”
Para ter uma dieta saudável, devemos preferir os queijos e frios magros, como o peito de peru light, o blanquet de peru light e o queijo minas para acompanhar o pão. Quando ao consumo de margarina ou manteiga, Eliane explica que ambas têm grandes diferenças na composição: a manteiga tem colesterol, e margarina não; porém, a margarina é feita com uma gordura vegetal, que passa por um processo de hidrogenação, que também não faz bem a saúde. “Uma boa opção mesmo seria o requeijão cremoso, que é fonte de proteína”, sugere Eliane.
E se você é apaixonado por croissant, não precisa deixar de consumi-lo. Reduza a frequência e a quantidade. Este pão francês possui grande quantidade de gordura, pois se trata de uma massa semifolhada. Dê preferência para aqueles sem recheio, pois assim as calorias serão menores. “E sempre lembre, se você decidiu comer croissant hoje, compense consumindo alimentos mais leves e saudáveis nas outras refeições do dia. Isso vale também para outros pães mais pesados, como o brioche”, afirma a nutricionista da Saint Germain.
A Saint Germain tem uma linha de pães feitos diariamente de forma artesanal, sem o uso de conservantes. Além do tradicional francês, há o ciabata branco, o integral e o multigrano. A rede oferece uma linha de pães funcionais, que inclui pão light chia, pão light de fibra e aveia, pão light soja, aveia e girassol, pão light granola, pão light linhaça e pão light quinoa. Brioches, pães recheados e croissants também fazem parte da carta de pães da Saint Germain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário