Seguidores

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Com 300 integrantes, orquestra e coro encerram fase erudita da Oficina de Música de Curitiba

A fase erudita da 32ª Oficina de Música de Curitiba termina nesta terça-feira (14), mas o evento prossegue até o dia 26 de janeiro, com novos cursos e espetáculos de música popular brasileira. Como é tradição na Oficina, a primeira etapa encerra com um concerto da orquestra sinfônica e do coral formado pelos alunos. Juntos, os dois grupos reúnem mais de 300 integrantes. Os músicos sobem ao palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), às 20h30, sob o comando geral do maestro Osvaldo Ferreira e regência do coro a cargo de Mara Campos.
“Acima de tudo, o concerto é uma grande celebração”, enfatiza Osvaldo Ferreira. “Participantes de todas as idades têm espaço, proporcionando apreciar o trabalho desenvolvido por vários grupos e pelo coro infantojuvenil, além de unir alunos e profissionais de renome internacional”, destaca o maestro. O repertório, bastante diversificado, conta com obras de Eduard Elgar (1857-1934) e Gustav Mahler (1860-1911), ao lado de trilhas sonoras (“I got rhythm”, “Secret agent 440”, “Star Wars”, “Phantom of the Opera”).
Também será feita uma homenagem aos 80 anos de nascimento do compositor Henrique de Curitiba, falecido em 2008, e executada a peça “Choros nº 10 – Rasga o Coração”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). “Somente a Oficina de Música permite a formação de um coro comunitário, com mais de 200 componentes, capaz de interpretar uma obra de Villa-Lobos, conhecida pelas suas exigências”, ressalta Osvaldo.
Para o espetáculo, os cantores tiveram preparação vocal com a cantora Lucia Passos e de naipes com Luciana Melamed, Priscilla Pruetter, Ivan Moraes e Alexandre Mousquer. Como assistentes de regência da orquestra atuaram Marcio Steuernagel e Carlos Domingues. O concerto contará com a participação especial dos solistas Eiko Senda (soprano), Nathaniel Vallois (violino), Harriet Carr (viola) e Alexander Baillie (violoncelo).

O regente – Diretor artístico da fase erudita da Oficina de Música de Curitiba desde 2009, o maestro Osvaldo Ferreira é português e se estabeleceu em Curitiba em 2011, quando assumiu a direção da Orquestra Sinfônica do Paraná. Seu currículo revela uma carreira de sucesso. Foi diretor artístico da Orquestra do Algarve e Povoa de Varzim, diretor artístico do Festival Internacional de Música do Algarve, Viana do Castelo, diretor e administrador do Teatro Municipal do Faro. Fez pós-graduação em regência no Conservatório de São Petersburgo e mestrado em Chicago. Premiado em 1999 no Concurso Sergei Prokofiev, na Rússia, recebeu o “Fellowship” do Aspen Music Festival nos Estados Unidos, conquistando o prêmio “Academy Conductor”. Foi assistente de Claudio Abbado em Salzburgo. Tem se apresentado regularmente na Rússia, União Europeia, África do Sul, Estados Unidos e Brasil.

Outras atrações – A programação musical neste último dia da fase erudita tem ainda como opções o concerto de alunos de Regência Coral Adulto da professora Mara Campos e Coral Infantojuvenil da professora Ana Yara Campos, às 12h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural; a apresentação dos participantes dos cursos de Música Antiga, às 18h30, no Teatro do Paiol; e a Oficina de Editoração Musical, ministrada pelo músico curitibano Gilson Fukushima, no Sesc Paço da Liberdade, em dois horários: das 10h às 12h ou das 14h às 16h.

Apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), contam com o apoio das seguintes instituições: Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Birmingham Conservatoire / City University, Embaixada de Portugal no Brasil, Camões Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil, Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade do Redentor, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral da França em São Paulo, E-Paraná, Família Farinha, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Goethe Institut Curitiba, Gramophone, Secretaria de Estado da Cultura, SESC Paço da Liberdade, SESI – Serviço Social da Indústria e UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário