Seguidores

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Operario Patrão


Projeto Operario Patrão
Produtora: Brasil Oikos
Direção: Marcos Böhler e Carla Böhler
Atuação e Textos: Mauro Zanatta e Richard Rebelo
 
Apresentação
O projeto é uma adaptação para TV do espetáculo Operário Patrão, de 1999, estrelado por Mauro Zanatta e Richard Rebelo.
Operário Patrão é uma homenagem à todos operários brasileiros e que funciona através de um improviso entre os atores, trazendo momentos de reflexão através do cotidiano de Alfredo e Doca, dois operários que tem como único objetivo na vida de “tentar existir”.

Uma comédia nada padrão
Estes dois operários, que na verdade gostariam de ser patrões, discutem de forma simples e direta os dilemas da existência enquanto realizam suas atividades de operário. Com um tom bem tipico brasileiro e reflexões inusitadas, trazem conclusões pertinentes à dura realidade do indivíduo atual em sua busca pela sobrevivência e assensão social.

A assenção da classe operária
O dito “milagre econômico brasileiro” dos últimos anos, favorece atualmente as classes menos afortunadas, os operários brasileiros, para consumir e participar do mercado de bens e serviços. Um programa que trate desta classe e traga “insights” relevantes e necessários pode ter enorme aceitação do público e se tornar o novo “hit” do humor brasileiro.

O Seriado
Doca e Alfredo são operários free-lancer que enfrentam qualquer desafio seja na área elétrica, hidraúlica ou construção civil, porém suas “gambiarras” sempre trazem muitas confusões.
A cada episódio eles são contratados para um diferente serviço em um diferente local, sendo este contexto explorado na criação de situações interessantes e cômicas.
- Achado não é roubado – Ao realizar um reparo em um local público, acham bolsa cheia de dinheiro, discutindo o que fazer com ela;

Os Personagens

Alfredo e Doca são típicos brasileiros da emergente classe D->C que não tiveram muito estudo e aprenderam a se virar na vida através do seu trabalho geral de construção, instalação e tudo que for necessário, afinal se não sabem aprendem na prática, mesmo isto sendo desaconselhável.
São os reis da gambiarra e do improviso, resolvendo da forma mais simples e menos trabalhosa seus trabalhos, criando desta forma situações absurdas porém facilmente concebíveis pelo grande público, adepto das técnicas do menor esforço. São fanáticos por futebol, churrasco, música, uma boa farra e dinheiro fácil. Falam a língua do povo e não tem mêdo de arriscar e errar em suas análises do mundo e seus dilemas.
Empreitadas em diferentes cenários como a casa de um filósofo, uma escola de crianças, uma igreja serão analisados por nossos sábios operários, que também discutem formas de resolver seus problemas pessoais como a conclusão dos estudos, aprender outra língua, acesso aos meios digitais etc...

Histórico do Operário Patrão
Criado em 1999 por Mauro Zannatta e Richard Rebelo, foi transformado em espetáculo de Teatro, sendo apresentado por mais de 3 anos.
O espetáculo também foi adaptado para diversos formatos como aberturas de eventos, intervenções artísticas em outras peças de teatro e também aberturas de eventos. No total foram 8 anos de trabalhos, recriando e improvisando esta obra que brinca com o público que se conecta aos questionamentos e anseios de uma grande massa brasileira em busca de uma vida melhor, com menos trabalho e mais lazer e diversão.

Escola do Ator Cômico

O projeto Operário Patrão é resultado do trabalho realizado no Escola do Ator Cômico, dirigida por Mauro Zanatta, que atua em Curitiba desde 1994, desenvolvendo atores e não atores nas artes da criação de personagens, improviso, desenvolvimento corporal, clown, técnicas de jogo, entre outros cursos e atividades criativas.
A escola já formou centenas de atores e tem uma finalidade não somente artística, porém de libertação pessoal e potência humana, através da atuação.

Currículo dos Atores
Mauro Zanatta estudou técnicas de improviso e clown em Londres durante 7 anos, criando nos últimos 20 anos uma metodologia própria de trabalho e educação, aplicada em suas peças, cursos e workshops.
Atualmente ele dirige e interpreta a peça A Queda, monólogo adaptado do texto de Albert Camus.

Richard Rebelo é ator, foi aluno de Mauro Zanatta na Escola do Ator Cômico e tem larga experiência em atuação, criação e improviso, stand up e como ator de cinema e Tv. Atualmente atua no elenco de apoio da Novela Saramandaia na Rede Globo.

Produtora Brasil Oikos
A produtora Brasil Oikos foi criada em 2002, dentro de uma incubadora tecnológica, visando a produção de mídias capazes de encantar e motivar a sociedade para uma nova direção mais criativa e integrada ao meio ambiente. Prestando serviços no mercado audiovisual, amadureceu sua técnica e também seus produtos, buscando atualmente o entretenimento através da comédia de improviso, reality shows construtivos e seriados mistos de ficção e documentário.
Marcos Böhler, cria formatos, dirige e é produtor executivo. 
Carla Böhler é diretora, escreve roteiros e atualmente trabalha na Rede Globo de Televisão como assistente de direção na área de dramaturgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário