Seguidores

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sons de violão e acordeom no Domingo Onze e Meia

O Conservatório de MPB de Curitiba abriga neste fim de semana mais uma edição do programa Domingo Onze e Meia, com um espetáculo que une importantes instrumentistas paranaenses. A atração do domingo (24), às 11h30, é o Duo Teixeira-Egashira, formado pelos músicos João Egashira (violão) e João Pedro Teixeira (acordeom). No repertório instrumental estão composições próprias e de autores brasileiros, como Hermeto Pascoal, Dominguinhos e Waltel Branco. A entrada é franca.

O público irá conferir o resultado da parceria entre dois grandes talentos. Desde 2001, o violonista e bandolinista João Egashira responde pela direção artística da Orquestra À Base de Corda – OABC, grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, que se dedica à pesquisa e à divulgação da música brasileira. A formação instrumental ímpar – com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – confere ao grupo sonoridade bastante particular. O repertório da orquestra abrange diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes. Em 2008, a OABC lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. A OABC tem recebido como convidados alguns dos principais cantores do país, como Mônica Salmaso, Ná Ozzeti, Paulinho da Viola e Zeca Baleiro, entre outros.
Ao longo de sua carreira, Egashira tem sido requisitado para trabalhar ao lado de conhecidos cantores, em shows e gravações. É compositor de música instrumental, com ênfase no choro, trabalho iniciado e desenvolvido no Clube do Choro de Curitiba.
O acordeonista João Pedro Teixeira, premiado instrumentista curitibano, passa pelos diversos estilos da música brasileira e mostra sua versatilidade integrando grupos musicais variados. Ainda criança, começou a tocar acordeom de forma autodidata, em companhia do pai, e já se apresentava publicamente, acompanhando artistas regionais e grupos folclóricos. Aos 13 anos de idade, viajou para Portugal como acompanhante do grupo de Folclore Português de Curitiba, apresentando-se em festivais folclóricos pelo país.
O instrumentista participou e conquistou prêmios em muitos festivais brasileiros de acordeom. Tocou e gravou com vários artistas, entre eles Oswaldinho do Acordeom, Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Sérgio Reis, Christian e Ralf, Gilberto e Gilmar, Julião Bohêmio, Cris Julian, Lu Pasinato, Vina Lacerda, João Egashira e Daniel Miranda, além de ter lançado dois CDs – Eclético (2010) e Novas Cores (2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário