Seguidores

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rio Iguaçu receberá ação ecológica em dezembro

O Iguaçu, maior rio paranaense, receberá um mutirão de limpeza nos dias 2 e 3 de dezembro. A ação será realizada nos 30 quilômetros acima das Cataratas do Iguaçu e nos dez quilômetros abaixo das quedas, próximo ao Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR). Cerca de 40 pessoas, três barcos a motor e oito caiaques estarão envolvidos nas atividades. As equipes irão retirar entulhos trazidos pelo curso do rio que se acumulam em sua margem, remansos e sobre a vegetação da mata ciliar.
 Para o biólogo Pedro Fogaça, responsável pela operação de limpeza, a ação busca despertar a atenção das pessoas. “O lixo que chega próximo às Cataratas vem de diversas cidades do Paraná, por onde passa o Rio Iguaçu. O nosso objetivo é que um dia não precise mais fazer estas ações”, afirmou.
A iniciativa é coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Setor de Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu. Também integram a ação ecológica de limpeza do Rio Iguaçu todas as concessionárias da unidade de conservação e voluntários da região. Os materiais recolhidos serão encaminhados para a coleta seletiva.
Curiosidade – O Iguaçu nasce do encontro dos Rios Iraí e Atuba, no limite de Pinhais e São José dos Pinhais, próximo à região da Serra do Mar, no estado do Paraná. Sua extensão é de 1.275 quilômetros, até desaguar no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. A palavra Iguaçu tem origem na língua guarani e significa “Rio Grande” – y (água ou rio) e guasu (grande).

Nenhum comentário:

Postar um comentário