Seguidores

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Prêmio Paraná de Literatura anuncia vencedores

A entrega oficial dos prêmios e o lançamento dos livros acontecem no dia 12 de dezembro

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) divulgou os títulos dos livros vencedores do Prêmio Paraná de Literatura 2013. O concurso da Secretaria da Cultura do Estado selecionou obras inéditas, de autores de todo o país, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense.

O júri apontou Meu Primeiro Morto, de Jaci Palma (SP), como melhor romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Ensaio Sobre o Entendimento Humano, de Caetano Galindo, venceu a categoria de contos (prêmio Newton Sampaio) e Fábulas para Adulto Perder o Sono, de Adriane Garcia (MG), foi o destaque entre as obras de poesia (prêmio Helena Kolody).
Cada autor receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública, com tiragem de mil exemplares. A entrega oficial dos prêmios e o lançamento dos livros acontecem no dia 12 de dezembro, em evento a ser realizado na BPP.

As 841 obras concorrentes foram avaliadas por um júri formado por nove membros (três em cada categoria). Alberto Mussa, Leyla Perrone-Moisés e Luís Augusto Fischer foram os jurados da categoria Romance. Raimundo Carrero, Beatriz Resende e Charles Kiefer escolheram o melhor livro de contos. Eucanaã Ferraz, Rodrigo Garcia Lopes e Alberto Martins analisaram as obras de poesia. A comissão foi presidida por Rogério Pereira, diretor da BPP.
Segundo Pereira, esta segunda edição consolida o Prêmio Paraná como um dos principais concursos literários do país. “O prêmio é importante porque colocou o Paraná novamente no centro dos grandes concursos nacionais. Além disso, o grande número de inscritos e a qualidade dos livros vencedores comprovam o excelente momento da literatura brasileira”, diz.
O diretor da BPP também destaca a composição do júri. “As comissões julgadoras das três categorias foram formadas por nomes relevantes do cenário literário nacional, que atestam a seriedade do trabalho de toda a equipe envolvida no concurso”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário