Seguidores

terça-feira, 5 de novembro de 2013

OAB-PR contribui com resgate da dignidade da pessoa idosa

Sede recebe exposição fotográfica de imagens de idosos registradas pelo movimento social Help-Portrait. Trabalho foi realizado em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa


Acontece nesta quarta-feira (06), às 19h30, a abertura da exposição fotográfica “Na minha época...”, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), com imagens de idosos de Curitiba e Região Metropolitana, acompanhados pela Pastoral da Pessoa Idosa. São 16 registros em preto e branco feitos por fotógrafos integrantes do movimento social Help-Portrait CWB (Curitiba).O objetivo da exposição é, por meio da fotografia, dar visibilidade à pessoa idosa, resgatando sua dignidade e autoestima, além de divulgar a efetividade do trabalho que a pastoral tem realizado no Brasil, com foco na qualidade de vida de pessoas de idade em situação de vulnerabilidade social.
As fotos revelam o resultado da ação, que envolveu 20 voluntários do Help-Portrait, entre fotógrafos e responsáveis pela logística. Durante os finais de semana dos meses de julho e setembro deste ano, os integrantes do projeto visitaram – acompanhados de líderes comunitários da pastoral – as casas de 48 idosos residentes em Curitiba, Pinhais, Colombo, Campo Largo e Piraquara. Depois, retornaram para entregar os retratos revelados.
De acordo com uma das organizadoras do Help-Portrait em Curitiba, Michele Bravos, cada dupla fez três visitas às mesmas pessoas. “A ideia da ação era proporcionar um momento agradável entre fotógrafo e fotografado, criando um ambiente favorável à troca de experiências e aprendizados. Essa ação foi diferente das outras que já fizemos, porque fomos até a casa das pessoas. Entramos em seus lares, tomamos café juntos na mesa da cozinha, dividimos o mesmo sofá em papos longos e fomos convidados a conhecer suas memórias e medos, suas certezas e planos para o futuro”, comenta.
Para a administradora e voluntária na área de projetos e captação de recursos da Pastoral da Pessoa Idosa, Schirlei Mari Freder, "propor a integração dos fotógrafos, jovens em sua maioria, e convidá-los para uma ação com a pessoa idosa teve também o objetivo de demonstrar para a sociedade que é possível e necessário resgatar o respeito e o convívio intergeracional".
A assistente social da pastoral, Neiva Silvana Hack, acha que a experiência foi valiosa a todos os envolvidos na ação. “O objetivo principal, que era o resgate da autoestima e a valorização da pessoa idosa, foi alcançado por meio das fotos e da entrega dos retratos. Dia 05 de novembro a pastoral completa nove anos e a abertura da exposição, no dia seguinte, será também uma oportunidade de comemorar a celebrar o trabalho que desenvolvemos”.
As imagens ficam em exposição aberta ao público no hall da OAB-PR até o dia 29 de novembro, das 09h às 18h – horário de funcionamento da Ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário