Seguidores

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Começa na segunda-feira Seminário de Patrimônio Ferroviário

Objetivo é compartilhar o relato de boas práticas desenvolvidas em vários rincões do Brasil 

 
O Seminário de Patrimônio Ferroviário, promovido pelo IPHAN Paraná - Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional, começa nesta segunda-feira (11), a partir das 14 horas, no auditório do Goethe-Institut de Curitiba. O encontro, que prossegue até quarta-feira (13), tem como proposta apresentar as principais questões conceituais que orientam a preservação do patrimônio ferroviário e as experiências práticas de gestores e técnicos, especialmente sobre o patrimônio oriundo do espólio da extinta RFFSA, sob a guarda do IPHAN Paraná, desde 2007.
O objetivo do seminário é iniciar um trabalho de difusão do patrimônio ferroviário no Paraná, compartilhando o relato de boas práticas desenvolvidas em vários rincões do Brasil, apontando problemas e demandas para, ao final, levantar propostas. Gestores municipais, representantes de instituições culturais, professores e estudantes universitários poderão participar mediante inscrição gratuita, que pode ser feita pelo endereço oficinas.pr@iphan.gov.br.
Estão confirmadas palestras de profissionais renomados no segmento como os historiadores Eduardo Romero de Oliveira, Carolina Pena de Alencar e Fabiano Stoiev; os arquitetos Antonio Soukef Junior, Matheus Guerra Cotta, Ivo Matos Barreto Júnior; os geógrafos Geógrafo - Leonel Brizolla Monastirsky, Viviane Regina Caliskevstz, e a cientista social Dayana Zdebsky de Cordova.
Além das palestras, o seminário contará com uma pequena exposição, com reproduções de fotos do acervo do IIPHAN-PR, de autoria de Marc Ferrez e Arthur Wischral, sobre a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba e trabalhadores ferroviários. A mostra tem apoio do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná - TRT-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário