Seguidores

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Rapidez no atendimento pode minimizar a chance de sequelas em caso de AVC

Neurologista do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), esclarece dúvidas sobre o acidente vascular cerebral

Nesta terça-feira (29) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo dados do Ministério da Saúde, o AVC é responsável por, aproximadamente, 10% dos óbitos registrados em todo o país. De acordo com o neurologista do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), Marcos Lange, o rápido atendimento médico pode minimizar a chance de sequelas, por isso é importante reconhecer os sintomas da doença.
Segundo Lange, o AVC é uma doença caracterizada pelo aparecimento de um sintoma neurológico súbito, provocado por uma alteração da circulação no sistema nervoso central, seja no cérebro ou na medula espinhal. Existem duas formas de manifestação da doença: o AVC isquêmico, que é uma obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral, causando falta de circulação no seu território vascular, e o AVC hemorrágico – uma ruptura espontânea de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro.
“Entre os principais mecanismos associados ao AVC estão a aterosclerose, causada pelo depósito de placas de gordura nas artérias, que obstruem, progressivamente, os vasos sanguíneos, causando sua interrupção, e algumas doenças cardíacas, uma vez que produzem coágulos no interior do coração e que, se não diagnosticados e tratados, podem se descolar pela corrente sanguínea e causar oclusão nos vasos cerebrais”, afirma o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário