Seguidores

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes tem show na Rua Mateus Leme

Um espetáculo gratuito, que invade a Rua Mateus Leme, em frente ao Conservatório de MPB de Curitiba, às 12h deste sábado (19), encerra a Semana Comemorativa do Centenário de Nascimento do Poeta Vinicius de Moraes, promovida pelo Conservatório. O show fica por conta dos alunos do curso de Prática de Conjunto de MPB da instituição, que executam composições de Vinicius, com arranjos do professor Luís Otávio Almeida, também responsável pela regência do grupo.



A programação dedicada ao “poetinha” – como era chamado o diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta, compositor e um dos nomes mais importantes da nossa música – termina com essa homenagem musical, no dia em que Vinicius completaria 100 anos (19/10/1913 – 09/07/1980). Desde o último domingo (13), o Conservatório de MPB tem oferecido várias atividades que lembram Vinicius, com canções do compositor em som ambiente.
A Fonoteca disponibilizou a discografia do homenageado, enquanto a Biblioteca abriu aos interessados partituras, músicas cifradas e material biográfico do poeta.
Alunos de várias disciplinas de instrumentos e práticas de conjunto, em diversos horários, interpretaram obras de Vinicius de Moraes. Outras atrações marcaram a semana, como a edição especial do programa Domingo Onze e Meia, com o show Alunos de Canto Popular do Conservatório de MPB interpretam Vinicius, que reuniu 14 cantores na Praça Jacob do Bandolim, no último domingo (13). Na quinta-feira (17), foi a vez da Roda de Choro Especial Vinicius, sob a direção musical dos professores e músicos Julião Boêmio e Lucas Melo e a participação dos alunos da Prática de Conjunto de Choro.
O show deste sábado (19), que aproxima o público da obra de Vinicius de Moraes, também encerra as festividades alusivas aos 20 anos de atuação do Conservatório de MPB de Curitiba, completados em 7 de outubro passado, marcando a posição dessa verdadeira instituição da cidade, que dá continuidade à missão de valorizar a produção musical brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário