Seguidores

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Programa Imtep Por Você estimula trabalho voluntário

Empresa amplia ações em responsabilidade social com a participação dos funcionários

Ações direcionadas à melhoria da saúde nas empresas têm sido prioridades do Imtep, referência em saúde empresarial nesses 19 anos de atuação. Mas, preocupado com as questões sociais, de meio ambiente e sustentabilidade, a empresa viabilizou, há um ano e meio, o programa Imtep Por Você que desenvolve atividades voluntárias nestas três áreas.


Coordenado por Laís Santos, responsável pelo programa Imtep Por Você, o trabalho voluntário tem a cada dia ampliado suas ações e obtendo resultados positivos. "A menina dos olhos do programa são as atividades de responsabilidade social realizadas nos lares Dona Vera e Dona Iracy", conta ela. "Ações voltadas para o meio ambiente estão em fase de crescimento, é preciso estudar o espaço que os lares oferecem para garantir resultados eficientes", completa.
"As empresas estão ampliando investimentos para projetos de responsabilidade social e alinhando as ações voluntárias como diferencial estratégico de atuação nos negócios. Este panorama é muito favorável aos programas de voluntariado, porque estimula a participação cada vez maior dos trabalhadores", assegura Laís. Ela acrescenta que o Imtep oferece condições para que o programa contribua para uma sociedade igualitária e sustentável.


Para Laís, a oportunidade de coordenar as ações do Imtep por Você foi um desafio. "Tivemos que começar da estaca zero. E decidimos iniciar com as ações voltadas a ampliar a responsabilidade social do Imtep. Pesquisamos instituições que estavam carentes não apenas em itens materiais, mas também de atividades de lazer e entretenimento. E com muita satisfação escolhemos o Lar Dona Vera - que abriga crianças em situação de risco social, e o Lar Dona Iracy, que atende mulheres idosas", lembra.
O Imtep por Você atua dentro de um cronograma de atividades planejado já no início do ano. "Procuramos datas expressivas e organizamos as ações que serão desenvolvidas em cada um dos lares", observa Laís. "É interessante como as ideias surgem e os resultados são sempre compensadores tanto para o voluntário como para quem está sendo atendido", orgulha-se.
As ações desenvolvidas são campanhas de doação de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, roupas, cobertores, além de atividades recreativas. "Sempre estamos antenados com as datas comemorativas como, por exemplo, Natal, Dia das Crianças, Páscoa, festas juninas, para realizarmos as ações nos lares", conta.
O diretor operacional do Imtep, médico Alexandre Berger comenta que os voluntários têm uma afinidade natural com a causa e passam a se envolver em novas experiências e desafios. Ele sustenta que todo o trabalho não é meramente assistencialista. As ações desenvolvidas pelo Imtep Por Você trazem benefícios para os funcionários, comunidade e empresa, destaca. "O trabalho voluntário estimula as habilidades profissionais dos empregados, ao mesmo tempo em que melhora o ambiente de trabalho, amplia a inclusão social da comunidade atendida e o crescimento da empresa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário