Seguidores

domingo, 19 de maio de 2013

UENP coordenará 1ª edição dos Jogos Abertos do Norte do Paraná

Os Jogos Abertos do Norte do Paraná (Janp’s) serão realizados com a coordenação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A competição foi oficializada na sexta-feira (10/05) pelo secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman, durante reunião com a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), na cidade de Siqueira Campos.
Integrados pelo esporte, o Norte Pioneiro e o Norte Novo terão sua competição aberta com base no modelo promovido pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), que também apoiará a competição. De acordo com o vice-reitor da UENP e coordenador dos jogos, professor Rinaldo Bernardelli Júnior, pelo menos 11 modalidades serão incluídas na competição que contará com atletas do sexo masculino e feminino. Dentre elas estão as individuais, atletismo, natação e xadrez, e as coletivas, basquetebol, bocha, futebol suíço, futsal, handebol, malha, vôlei de praia e voleibol. A UENP já é parceira da Amunorpi na realização da Copa Amunorpi de Futebol, a maior competição do esporte amador da região.
Definido pela comissão organizadora dos Janp’s, os 26 municípios que integram a Amunorpi têm até 8 de julho para realizar as inscrições. Já os 20 municípios que compõe a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) têm até o dia 10 de julho para se inscrever na competição, que será um marco na história do esporte paranaense. A abertura solene está prevista para acontecer no dia 28 de julho na cidade de Ribeirão do Pinhal.



Janp’s

A primeira edição dos Janp’s inicia em julho e segue com as decisões de algumas modalidades até outubro deste ano. A competição será dividida em duas fases. A primeira, cada associação organiza as disputas entre os municípios. Na segunda, os vencedores de cada modalidade se enfrentam para definir o título regional, que equivalerá como classificatória para a fase estadual dos Jogos Abertos.
Ao todo, 46 municípios devem participar. Segundo o vice-reitor da UENP, a expectativa é a melhor possível. “É um sonho acalentado por mim e por todos os desportistas da região que agora está se concretizando com a promoção da secretaria de Esportes do Paraná”, destaca. O professor comenta que “O secretario Evandro Roman se comprometeu em fornecer material esportivo, jogos de camisas, a pagar a arbitragem, medalhas, bem como a alimentação dos atletas, o que nos dá certeza de sucesso do evento”. Cada modalidade poderá ser disputada em uma cidade diferente. Bernardelli pontua que “Os jogos é uma forma de possibilitar a união entre os municípios e fortalecer ainda mais a região. Mais uma possibilidade de incentivo à prática desportiva”. A idade mínima exigida para os atletas é a partir de 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário