Seguidores

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Serviço do ônibus Acesso atenderá cinco regionais

As regionais administrativas da Boa Vista, Bairro Novo, Santa Felicidade e Cajuru terão, a partir de julho, os serviços do Transporte Especial Acesso, programa da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O ônibus Acesso é um serviço de micro-ônibus que leva e traz para casa pessoas com deficiência que possuem um alto grau de comprometimento, sem autonomia ou independência funcional, relacionada às questões motora, intelectual ou emocional e que não conseguem utilizar os demais meios de transporte coletivos existentes. 


O programa começou pela regional Pinheirinho, em março deste ano, e em agosto o serviço será ampliado para as regionais do Portão, CIC, Boqueirão e Matriz.
Para o bom funcionamento do programa, a Secretaria está orientando, por meio de cursos, os servidores que irão gerenciar o sistema. Nesta quarta-feira (15), a capacitação foi realizada na Regional Boa Vista, com os servidores da Fundação de Ação Social e da Secretaria de Saúde. “A demanda em toda a cidade é grande e, com a divulgação, muitas famílias estão procurando informações sobre o serviço”, diz o coordenador de Relações com a Comunidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Manoel José Passos Negraes.
José Ribeiro, administrador regional do Boa Vista, falou sobre a importância do Acesso. “A regional Boa Vista possui 250 mil habitantes, moradores em 13 bairros. Temos a certeza de que a demanda será grande, mas com gerenciamento iremos atender a todos os que precisam do serviço”, disse.
O ônibus Acesso tem elevador, cadeira de rodas, espaço para cão guia e acessórios necessários para garantir movimento às pessoas com deficiência que possuem um alto grau de comprometimento. “Pegamos a pessoa com deficiência na porta de casa, levamos até a porta do serviço de que ela precisa e a deixamos na porta de casa quando o atendimento tiver terminado”, explica Mirella Prosdocimo, secretária da Pessoa com Deficiência.
Alan Celso Sierakowski, coordenador de assistência do Distrito Sanitário da Boa Vista, afirma que o Acesso será muito bem-vindo. “Há muitas pessoas com dificuldades de locomoção. Com o serviço porta a porta, será mais fácil encaminhar a consultas e exames”, disse. Para a supervisora da Fundação de Ação Social na Regional Boa Vista Joseli Cristina Gonçalves, muitos esperam ansiosamente para usar o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário