Seguidores

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Curitiba, Região e Litoral como Roteiro Religioso

Sugestões para o feriado de Corpus Christi: igrejas, templos e monumentos encantam e levam à reflexão espiritual


Quem pratica o turismo religioso pode começar a colocar a capital paranaense em seu roteiro. Para conhecer esse lado da região, nenhuma data é mais apropriada que o Corpus Christi, comemorado no dia 30 de maio. Independente da religião, na Rota do Pinhão, região que compreende a capital, municípios no entorno e litoral paranaense, os visitantes terão experiência de fé e se surpreenderão com a junção da história, aliada ao contato com a natureza e diferentes culturas.
Em Curitiba, andando a pé ou de bicicleta pelo centro da cidade, é possível visitar a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, recentemente restaurada, que merece a atenção por ser uma bela e centenária edificação, rodeada de história e religiosidade.
No dia 30 de maio, os mais de três mil voluntários começam o trabalho artesanal de confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, logo no início da manhã. São 85 tapetes confeccionados com flores, serragem, pó de café e materiais reciclados, que vão da Praça Tiradentes até o Palácio Iguaçu. A Santa Missa está marcada para as 15h, na Catedral Basílica, onde são esperadas 150 mil pessoas.


Continuando o passeio pelo centro histórico, onde se encontram as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário e da Ordem, pode-se notar a arquitetura barroca, que registra a chegada dos portugueses. Adjunto à Igreja da Ordem, está o Museu de Arte Sacra, com mais de 800 peças em seu acervo, que vale a pena conhecer. Ainda no Largo da Ordem, a Igreja Presbiteriana Independente, a Igreja Luterana a Mesquita Iman Ali, merecem uma visita. A dica para quem visitar os locais no domingo é a agitada feirinha, que possui aproximadamente 1.300 expositores com os mais diversos produtos.
No roteiro, não pode faltar o Bosque do Papa João Paulo II, que possui fácil acesso de bicicleta, por exemplo. Lá é possível visitar a Casa dos Troncos, uma construção de imigrantes poloneses de 1883, relocada no Bosque e transformada na Capela de Nossa Senhora de Czestochowa, em homenagem à padroeira da Polônia. A essa parada pode ser somada uma visita no Museu Oscar Niemeyer, com acesso pelas trilhas do Bosque. Próximo dali está o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no qual todas as quartas-feiras, as tradicionais novenas reúnem milhares de fiéis.
Na região do Campo Comprido, imperdível é o Santuário Schoenstatt. Ele proporciona a contemplação de refúgio em meio à cidade, ao tempo que seu som ambiente conduz para uma reflexão espiritual.
Na Lapa, destacam-se a Igreja Santo Antônio e a Gruta do Monge. Em Balsa Nova, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e Tamanduá. Em Rio Negro, o Seminário Seráfico São Luis de Tolosa. Em Campo do Tenente, o Mosteiro Trapista que recebe visitas agendadas. Em Pinhais, o Roteiro Turístico Estrada Ecológica passa por diversas chácaras, parque aquático e ainda a Capela Nossa Senhora da Luz e a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário