Seguidores

terça-feira, 26 de março de 2013

SUBIU PARA 30% O NÚMERO DE PESSOAS COM CALCULO RENAL NO VERÃO

Uma recente pesquisa desenvolvida pela Secretária Estadual de Saúde revelou que no verão de 2012 houve um aumento de 30% dos casos de pessoas com problemas de cálculo renal. Segundo especialistas, isto se deve ao fato, principalmente, pela má alimentação aliada ao calor característico da época.


Estudos realizados pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, em São Paulo, revelaram que o calor é um dos maiores inimigos para as dores renais. Segundo a pesquisa, em épocas mais quentes o corpo transpira mais, o que prejudica a hidratação corpórea. Neste caso, a urina ficando mais concentrada ajuda na formação do calculo renal.
Segundo Silvana F. Camilloti Guerreiro, proprietária da rede de laboratórios Labcen, é comum o aumento da procura por testes de urina no verão. Pois, é através deles que o médico poderá identificar algumas causas do mal, como alterações nas taxas de Sódio, Potássio, entre outros. “É possível ver pessoas que já sofreram de cólicas renais realizando determinados exames com a finalidade de controlar suas taxas sanguíneas e evitar novas crises”, acrescenta Silvana.



Como prevenir - A principal dica dos médicos para se evitar a formação de calculo renal é seguir uma dieta balanceada, com pouco sal e manter o corpo sempre bem hidratado. Tomar sucos cítricos como os de laranja, tangerina e limão podem ajudar na prevenção. Evitar o excesso de alimentos com taxa de sódio elevada, como o churrasco e a feijoada, é outro detalhe importante.
Dentre os líquidos que devem ser evitados estão o refrigerante, pela alta concentração de sódio, e as bebidas alcoolicas que, embora deem a impressão de matar a sede, excretam os líquidos do corpo facilitando a formação de microcristais nos rins, o que podem resultar na formação da famosa pedra no rim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário