Seguidores

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Paraná tem a maior remuneração do setor de asseio e conservação do País

Profissionais do segmento têm oportunidade de carreira e capacitação profissional gratuita 

A partir do dia 01 de fevereiro de 2013 os trabalhadores de asseio e conservação do Paraná contarão com um aumento de mais de 18% no piso salarial. Entre salários e benefícios, a soma da remuneração foi de R$ 924,00 em 2012 para R$ 1.053,00 em 2013, representando um ganho de 14% em relação ao ano passado, sendo a maior remuneração da categoria no Brasil.
O acordo faz parte da Convenção Coletiva 2013 e foi firmado entre o Sindicato das Empresas do Asseio e Conservação do Paraná (SEAC-PR) e o Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (SIEMACO).
Segundo o Presidente do SEAC-PR, Adonai Aires de Arruda, a nova remuneração favorece a todos, pois é uma das ações do setor em prol da redução da rotatividade das contratações, o chamado turnover. “O setor de asseio e conservação é uma das grandes portas de entrada para o mercado de trabalho, pois além de oportunidade para o primeiro emprego é o próprio empresariado quem providencia cursos e treinamentos, seja diretamente ou através da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP)”, declarou. Esta possibilidade se abre inclusive para pessoas com baixa escolaridade, situadas na base da pirâmide econômica. “Sendo assim, a migração dos trabalhadores para outras atividades e o crescimento na carreira são consequências comprovadas. O setor está entre os três maiores empregadores formais do País e é o maior empregador formal de mão de obra feminina de baixa escolaridade”, acrescentou.
Os trabalhadores do asseio e conservação, filiados ao SIEMACO, ainda contam com outros benefícios como: salário maternidade adicional, material escolar, assistência social familiar, assistência médica, assistência odontológica, convênio farmácia, assistência jurídica e trabalhista, entre outros.
Atualmente o Paraná possui cerca de 50 mil trabalhadores em empresas do setor de asseio e conservação, exercendo funções como ascensorista, auxiliar de serviços gerais, carregador, coletor, controlador de acesso, copeira, encarregado, garagista, jardineiro, lavador, operador de empilhadeira, operador de roçadeira, serviço de portaria, servente de limpeza, supervisor, telefonista, cozinheiro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário