Seguidores

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cardápio a base de peixes é boa opção para se alimentar neste verão


Nutricionista dá dicas de como preparar cardápios e ainda fala sobre os benefícios de consumir peixe


Fonte de proteínas de alta qualidade, o peixe é um alimento que, além de nutritivo, é amigo da dieta. No entanto, mesmo vivendo em um país com um extenso litoral, os brasileiros consomem menos do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o consumo de pescados no Brasil é de 6,8 kg por habitantes por ano, enquanto o indicado pela OMS é quase o dobro: 12 kg. Segundo a nutricionista Ana Carolina Marçal – coordenadora do programa de Saúde Alimentar Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais - os peixes são ótimos ingredientes para quem deseja manter uma dieta balanceada e saudável durante o verão, que começa no dia 21 de dezembro. “Na estação mais quente do ano é importante que todos cuidem da alimentação, acrescentando nas refeições produtos frescos e de qualidade para suprir as necessidades do organismo, evitando a desidratação. Como nessa época muitos vão à praia, fica ainda mais fácil de comprar pescados, mesmo assim a regra número 1 é conhecer a procedência do produto, verificando se está bem armazenado e fresquinho”, complementa.
Na hora de preparar, segundo a nutricionista da Risa, a melhor alternativa é assar ou grelhar os peixes para evitar o acúmulo de gorduras. “O segredo para manter a carne do peixe sempre úmida e saborosa é aproveitar os sucos e a gordura natural do alimento. Para ser saudável, sempre indicamos a utilização de alimentos naturais para temperar o peixe, assim como o limão, sal, pimenta, alcaparras, pimentão e cebola. O importante é selecionar um peixe fresquinho e utilizar os ingredientes na medida certa”, comenta Ana Carolina.
A nutricionista disse ainda que a carne de peixes traz muitos benefícios à saúde. “Ela tem pouca gordura, faz bem ao coração, combate inflamações no organismo e ainda tem efeito antioxidante. Além disso, a quantidade de proteínas presentes no peixe ajuda a aumentar o metabolismo do corpo, contribuindo para o emagrecimento”, acrescenta.
Outro benefício importante é a presença de ômega 3, que auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, tendo papel importante em alergias e processos inflamatórios. Esse nutriente é encontrando em grande concentração em peixes de água profunda, como é o caso do atum, sardinha e salmão. “Sempre acrescentamos nos cardápios das empresas clientes várias opções de carne, entre elas o pescado. Além de ser muito saudável, é um alimento mais leve que contribui diretamente na saúde dos colaboradores”, finaliza a nutricionista da Risa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário