Seguidores

domingo, 13 de janeiro de 2013

Aparelho ortodôntico alinha os dentes sem prejudicar a estética

Peças são coladas na parte interna dos dentes, proporcionando mais discrição, conforto e rapidez ao tratamento.

Grande parte das pessoas relaciona o tratamento ortodôntico aos tradicionais aparelhos com braquetes e borrachinhas, que proporcionam um aspecto estético feio e resultados demorados. A evolução científica e tecnológica permitiu a criação de um novo conceito na moderna Ortodontia. “Os aparelhos linguais customizados são a mais avançada tecnologia existente no mundo atualmente. Antes de começar o tratamento, é possível fazer uma prévia computadorizada do processo por meio de modelos 3D digitais”, destaca Mauricio Accorsi, ortodontista, mestre pela USP.
Denominado de Ortodontia Invisível, este método de tratamento conta com braquetes e arcos totalmente personalizados, ou seja, são produzidos sob medida para o paciente. O aparelho é colocado na parte de dentro dos dentes, em contato com a língua (por isso a denominação de "Ortodontia Lingual"). “É feita uma cópia da arcada dentária no computador, para que o profissional simule o tratamento e a empresa responsável pela estrutura do aparelho construa as suas peças”, explica Accorsi, mestre em Ortodontia pela USP e professor convidado da UFPR.
Entre as principais vantagens do aparelho estão a sua invisibilidade, a rapidez do tratamento e a possibilidade de prever em detalhes o que vai acontecer com os dentes antes do tratamento. O paciente se sente mais seguro e a sua estética não fica comprometida. “Não é preciso mais ficar com um sorriso metálico para corrigir os problemas dentários. O aparelho lingual customizado supre a necessidade de profissionais que dependem da sua beleza, como modelos, apresentadores de televisão, atrizes, ou que não querem chamar a atenção com o aparelho no seu ambiente profissional”, evidencia.
O tratamento invisível também é indicado para quem não deseja ficar com o aparelho sempre aparecendo a cada sorriso ou palavra pronunciada. Sem contar que o indivíduo se sente muito mais seguro para conversar durante ou após uma refeição. Esta versão estética do aparelho ortodôntico foi lançado em Paris, na França, no ano passado. “É uma novidade recente, que chama a atenção pelos seus diversos benefícios e por construir um novo sorriso sem ninguém notar o aparelho... O aparelho lingual pode ser usado por qualquer paciente, sem contraindicações”, assegura o especialista.
No início do tratamento, o paciente pode sentir um pouco de desconforto, que desaparece após a fase de adaptação. Nas primeiras semanas, a dicção fica um pouco diferente, mas logo as estruturas bucais se adaptam a nova condição e a fala volta a ficar como antes. “Os atletas formam um público que também pode ser beneficiar com o aparelho lingual. Sem os braquetes na parte exterior dos dentes, não há perigo de machucar a boca com os "ferros" caso o atleta leve uma bolada, um golpe ou bata a face em algum lugar”, acrescenta Accorsi.
O ortodontista esclarece que o aparelho lingual não machuca tanto a língua, pois os braquetes linguais possuem um design diferente dos tradicionais, fator que aumenta o conforto do paciente e reduz o índice de descolamento. “A colagem é feita a partir de uma técnica indireta, isto é, é realizada uma colagem preliminar no modelo, facilitando o trabalho do profissional no momento de colar as peças nos dentes do paciente”, observa Accorsi, professor convidado de cursos de pós-graduação em Ortodontia no Brasil e em outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário