Seguidores

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A história de Fernando de Noronha


O livro Fernando de Noronha 3˚50'S 32˚ 24'W apresenta o arquipélago sob o ponto de vista de quem vivência o dia a dia de um dos destinos turísticos mais cobiçados do Brasil.



Um dos maiores tesouros naturais do Brasil e Patrimônio Natural da Humanidade tem parte de sua história contada no livro Fernando de Noronha 3˚50'S 32˚ 24'W, uma obra que já é considerada referência no assunto pela crítica especializada. O livro explora os mais de cinco séculos de ocupação da ilha, mostrando boa parte das transformações que ocorreram desde o seu descobrimento. Um texto erudito assinado pelo Almirante-Historiador Max Justo Guedes serviu como base para os estudos dos acontecimentos históricos e teorias que levaram ao descobrimento de Fernando de Noronha.
Alice Grossman, supervisora de qualidade da Econoronha, que administra a visitação e infraestrutura colocada à disposição do visitante no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha é consultora e autora do prefácio da obra. “A idéia deste livro surgiu de forma inesperada. A partir de uma exposição fotográfica em comemoração ao 20o aniversario do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha. Já no início de dezembro de 2009 começamos a montar a obra, que foi lançada um ano depois. Trata-se de um trabalho comprometido com nossos ideais conservacionistas, que envolve os principais pesquisadores que desenvolveram estudos no arquipélago nas éreas de zoologia, botânica, história, geologia, arqueologia etc”, conta.
A autora resgatou um impressionante acervo de imagens que ajudam a ilustrar o cenário local de outros tempos. “A história segue até os dias atuais, mostrando o cuidado em se preservar uma das mais belas paisagens brasileiras. Os olhos dos leitores podem se deleitar com as praias ensolaradas de mar cristalino através das lentes das fotógrafas Zaira Matheus e Marta Granville”, contextualiza Alice.
O aspecto histórico não é único abordado por Alice, que é bióloga, mestre em zoologia pela PUC RS e especialista em tartarugas marinhas. O livro também traz um generoso conteúdo sobre a biodiversidade, aspectos geológicos, sociais e de cotidiano da ilha. Para Pablo Morbis gerente da filial Econoronha, a obra é, também, uma oportunidade para quem ainda não conhece o parque marinho. “As fotos, textos e informações do livro traduzem muito bem a atmosfera da ilha. O passeio pelo livro é, de alguma maneira, um jeito de se transportar até esse verdadeiro paraíso que é Fernando de Noronha”, diz.
A seleção de imagens foi feita a partir de um arquivo de mais de 40.000 registros. Foram selecionadas 1500 fotos. O resultado pode ser conferido na obra, que está disponível para aquisição nos Postos de Informação e Controle do Sueste e Golfinho Sancho, em Fernando de Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário