Seguidores

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lactec se torna uma ITA

Mais de seis mil empresas serão beneficiadas somente no Paraná com a primeira Instituição Técnica Avaliadora do Sul do Brasil

 A oitava Instituição Técnica Avaliadora (ITA) do país foi autorizada nesta quinta-feira (13) pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. Com isso, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) se torna a primeira ITA do Sul do Brasil e passa a atuar na certificação de métodos construtivos, principalmente para habitações de interesse social.
Segundo o Sinduscon-PR, serão cerca de seis mil empresas beneficiadas com a possibilidade de certificar seus produtos dentro do estado. Hoje, com o atendimento mais próximo apenas em São Paulo, o tempo de espera para validar o uso de equipamentos, produtos e novas técnicas na construção civil leva cerca de 2 meses, o que compromete o início ou o término das obras.
Para o diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, Omar Sabbag Filho, o credenciamento como ITA representa uma oportunidade de expansão do Instituto - que já atua em todo o território nacional - e um ganho para a sociedade brasileira, uma vez que as ITAs estão voltadas aos programas habitacionais. "A análise de novos métodos construtivos e materiais representa melhorias na qualidade das habitações de interesse social, assim como em processos, que podem reduzir custos e cronogramas", diz Sabbag. "Termos uma ITA no Paraná também será um estímulo para o setor da construção civil do Sul do Brasil, que está carente de uma instituição como essa."
Credenciado, o Lactec pode realizar a partir de agora ensaios de desempenho estrutural e atuar na área de durabilidade. A previsão é de que nos próximos anos também desenvolva ensaios térmicos e de reação e resistência ao fogo, ensaios acústicos e inspeção de vazamento de água.
Para o Brasil - que vive um momento de aquecimento na construção de habitações de interesse social e implantará em 2013 uma nova regulamentação para edificações de até cinco pavimentos (NBR 15.575) - a aprovação dessa ITA tende a suprir o déficit nacional de 6 milhões de habitações populares. Para garantir que essas construções tenham mais qualidade, a legislação brasileira exigirá que novos métodos e materiais sejam testados. Euclesio Manoel Finatti, vice-presidente administrativo do Sinduscon-PR, afirma que “a medida em que apenas uma empresa consegue certificar e validar um método de construção, todas as outras são beneficiadas, e isso é um avanço sem limites para a construção civil nacional.”
O pedido para se tornar uma ITA, que foi protocolado em Brasilía, pelo Lactec, no início de outubro, foi analisado pela coordenadora geral do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, Maria Salette de Carvalho Weber e aprovado na reunião da Comissão Nacional do Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores (CN-SiNAT), que faz parte do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). O PBQP-H é um órgão da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário