Seguidores

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mostra coletiva mescla esculturas epinturas na Sala do Artista Popular


Obras de Marques e José Martins ficamexpostas até o dia 16 de novembro

A Sala do Artista Popular(SAP) inaugura na próxima quarta-feira (12) uma nova exposição. Denominada “Coletiva: José Martins - Pintura Primitivista e Marques - Quadros em Esculturas deRecicláveis” a mostra apresenta os trabalhos de dois artistas populares doEstado e fica em cartaz até o dia 16 de novembro de 2012. 
Marquesexplora temáticas de produções televisivas, esculpindo a partir de objetosretirados do lixo. Enquanto José Martins busca na natureza inspiração para suaspinturas, como árvores, animais e flores estilizadas.


Artistas
JoséMartins da Silva nasceu em 1936, na cidade de Rio Branco do Sul. Aos vinte anosse mudou para Curitiba para trabalhar na prefeitura como operador de máquinaspesadas. Após a aposentadoria, interessou-se pela arte do desenho e da pintura.Inicialmente, começou fazendo esboços para passar o tempo. Com a evolução dotrabalho, surgiu o projeto “Pintura Primitivista”, o qual desenvolveatualmente. 
ArmandoMarques Gouvêa (Marques) é natural de Santos e aos cinco anos se mudou com afamília para o Paraná. Aos nove anos, ao ganhar uma sacola cheia de brinquedose peças de eletrodomésticos quebrados, percebeu que podia fazer seus própriosbrinquedos, inspirados em comerciais de televisão. Em 2002 iniciou o trabalho “Quadrosem Esculturas de Recicláveis”, a partir de objetos recolhidos do lixo. Seu lemaé “não existe lixo, se existe arte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário