Seguidores

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Lactec protocola em Brasília pedido para se tornar uma ITA

Instituto pode ser o primeiro da região Sul a certificar métodos construtivos para habitações de interesse social
Diretores do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento protocolaram hoje (26), no Ministério das Cidades, em Brasília, um pedido de credenciamento do Lactec como uma Instituição Técnica Avaliadora (ITA). Se a habilitação for confirmada, o Lactec será a primeira ITA do Sul do país. Para o Brasil – que vive um momento de aquecimento na construção de habitações de interesse social e implantará em 2013 uma nova regulamentação para edificações de até cinco pavimentos (NBR 15.575) – a criação de uma nova ITA representa um estímulo para a indústria da construção civil.
Credenciado, o Lactec poderá realizar, desde já, ensaios de desempenho estrutural e atuar na área de durabilidade. A previsão é de que nos próximos anos também desenvolva ensaios térmicos e de reação e resistência ao fogo, ensaios acústicos e inspeção de vazamento de água.
Segundo o superintendente do Lactec, Omar Sabbag Filho, o credenciamento como ITA representa uma oportunidade de expansão do Instituto – que já atua em todo o território nacional – e um ganho para a sociedade brasileira, uma vez que as ITAs estão voltadas aos programas habitacionais. “A análise de novos métodos construtivos e materiais representa melhorias na qualidade das habitações de interesse social, assim como em processos, que podem reduzir custos e cronogramas”, diz Sabbag. “Termos uma ITA no Paraná também será um estímulo para o setor da construção civil do Sul do Brasil, que está carente de uma instituição como essa.”
O Brasil possui hoje um déficit de 6 milhões de habitações populares. Para garantir que essas construções tenham mais qualidade, a legislação brasileira exige que novos métodos e materiais sejam testados. O vice-presidente administrativo do Sinduscon-PR Euclesio Manoel Finatti diz que a criação de uma nova ITA fortalece a construção civil do Paraná. “Ela dá suporte ao desejo das empresas de expandir os seus serviços, evoluir e se desenvolver economicamente, sem precisarem recorrer aos demais estados para atender as suas demandas por certificação”, afirma Finatti.
O pedido de credenciamento do Lactec será analisado pela Comissão Nacional do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (CN-Sinat), responsável por julgar a criação de novas ITAs. Os documentos foram entregues pelo superintendente do Instituto, Omar Sabbag Filho, pelo diretor Ney Augusto Nascimento, e pela engenheira Ida Agner De Faria Milleo à coordenadora geral do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, Maria Salette de Carvalho Weber. Também participou da reunião o engenheiro José Sérgio dos Passos Oliveira, especialista em infraestrutura do Sinat. Maria Salette esteve em Curitiba em agosto para visitar os laboratórios do Lactec, acompanhada de representantes do Ministério das Cidades, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário