Seguidores

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Conferência marca abertura do IX SóLetras


Com a conferência “Educação Literária: Caminho para a formação de leitores”, a professora doutora Alice Áurea Penteado Martha, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abriu o IX Seminário de Iniciação Científica: Estudos Linguísticos e Literários, na segunda-feira, 10 de setembro. O evento, realizado pelo Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho (CJ), acontece até sexta-feira, 14. O SóLetras, que conta ainda com mesas redondas, minicursos e oficinas, salas temáticas, comunicações e pôsteres digitais,  busca incentivar a produção científica da comunidade acadêmica, além de socializar resultados de pesquisas e práticas educativas nas áreas linguísticas e literárias.
 
Durante a solenidade de abertura, a professora Alice Áurea realizou palestra que tratou das relações entre literatura e escola, da formação do leitor e de aspectos que visam à formação de um leitor competente. A professora salientou aos cerca de 300 acadêmicos que acompanharam a palestra: “É preciso ser leitor, é preciso trabalhar na escola e fora da escola para mudar essa realidade triste no Brasil, de um País que possui livros e livros, escritores fantásticos, e uma imensa qualidade na produção literária para jovens e para adultos e toda essa produção ainda não é aproveitada. Acreditem que é possível chegar lá, trabalhar, com projetos de leituras e outras atividades, mudar o universo onde atuamos”.    

A conferência discutiu ainda formas de conciliação entre a literatura a ser ensinada e as convenções sociais, históricas e didáticas, que são submetidas pela instituição escolar. Além da palestra que tratou também de concepções teóricas, didáticas e metodológicas, a noite de abertura contou com uma apresentação cultural do professor de língua inglesa do CJ, Silvio Tadeu de Oliveiro. O professor levou aos alunos a música folk, canções muitas vezes originárias de produções literárias e, geralmente, de natureza poética, momento para um pouco de nostalgia e apreciação da arte musical.

A pró-reitora de Pós-Graduação da UENP, Hildéa Tempesta Rodrigues Boberg, que também representava o vice-reitor Rinaldo Bernardelli Junior, na abertura, parabenizou aos organizadores do evento, destacando os esforços da direção e docentes. A professora acentuou: “Esse evento, já tradicional na área, visa a formação de alunos com perfil diferenciado. Certamente, estes estudantes não apenas enriquecem os seus currículos com saberes científicos, mas também a universidade, com a divulgação dos resultados de suas pesquisas e a socialização desses saberes com as comunidades”. 

Participaram da solenidade de abertura, além da pró-reitora de Pós-Graduação da UENP; a diretora do CLCA, Luciana Brito; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/CJ), Alaimer Ronaldo Bonesso; a diretora Acadêmica do CJ, Silvia Cadenassi, e os coordenadores de Colegiados de Letras do CJ, Vera Ramos Pinto; de Pedagogia do CJ, Marivete Bocetto Quadros; e de Filosofia, professor José Carlos da Silva, além artista plástico e idealizador do material de divulgação, Edson Godinho, e de outros professores da área de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário