Seguidores

sábado, 23 de junho de 2012

Aulas de canto gospel em Curitiba

Elvis Presley, The Beatles, ArethaFranklin, Beyoncé e Mariah Carey são alguns dos artistas que iniciaram suascarreiras nas igrejas

Diferentemente do que muitos pensam a música gospelnão surgiu dentro dos templos cristãos, mas nas fazendas de escravossul-africanos, que cantavam as tristezas causadas pelos maus tratos. Maistarde, essa música passaria a fazer parte das cerimônias religiosas, como formade oração, adoração e súplicas a Deus.
Foi pensandonesses adoradores cristãos, que a professora Wanilzey Castro Alves formada pelaUniversidade Federal de Mato Grosso, deu início a um projeto antigo: dar aulasde canto gospel. Depois de alguns anos lecionando canto lírico e Música PopularBrasileira (MPB), Wanilzey Castro Alves, que está em Curitiba desde 2007, percebeuum aumento significativo na procura pelas aulas gospel. “Muitos alunos sematriculavam para as aulas de MPB, mas trabalhavam a técnica em um repertóriocristão”, conta.
Porém,Wanilzey Alves explica que apesar de o canto gospel, seguir o mesmo princípio docanto popular, as técnicas e os estilos são bastante diferentes. “Como se tratade um apelo, o louvor requer vozes mais encorpadas, enquanto a música popular émais uma conversa”.
Ocurso é ministrado individualmente e para turmas de até 10 alunos, comexercícios específicos de respiração, voz e relaxamento. O repertório é livre,sendo composto por cânones e músicas gospel, que podem ser escolhidos pelos própriosalunos.

Um comentário: