Seguidores

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Comunidade brasileira em Boston se diverte com jogos de improviso de grupo curitibano

Foram três apresentações com direito a lotação do Improv Boston

O Espetáculo Vale Tudo – Show de Improviso esteve em cartaz em Boston (EUA), no mês de abril, para uma curta temporada de apresentações.  Se três dias parece pouco, o que dizer então de 60 minutos, tempo de duração da peça? Porém, nada se compara a sensação de voltar às origens, nem que seja por alguns momentos, dentro de um teatro e em meio a muitas gargalhadas. Pois foi esse sentimento de “estar em casa” que envolveu o público, 100% brasileiro, que esteve no Improv Boston - teatro que há cerca de 30 anos é dedicado a espetáculos de improviso - assistindo as apresentações. Essa foi a primeira vez que o local recebeu um grupo de atores brasileiros. Os grandes responsáveis por essa experiência única foram os atores Marccão Freire, Diego Duda, Marcelo Rodrigues, Danilo Correia e Ed Canedo. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do espetáculo. Parecia que nem estávamos no exterior”, explica Marccão Freire que, além de atuar, é o responsável pela concepção e direção do espetáculo. Ele conta que ao final de cada apresentação todos faziam questão de cumprimentá-los e agradecê-los pela oportunidade. “Sentimos a responsabilidade de transportá-los, pelo menos por 1h, para o clima brasileiro”, ressalta.  

Segundo o ator, a plateia, composta por brasileiros que estão nos EUA há mais de 10 anos, teve que se acostumar com uma nova cultura e idioma. “Estas pessoas continuam sendo brasileiras, apesar de morarem longe e, acima de tudo, amam nossa terra”, acrescenta. A divulgação das apresentações foi realizada por um jornal destinado especificamente a brasileiros que residem na cidade americana, o Brazilian Times.  O convite para a viagem veio do diretor artístico do Improv Boston, Will Luera, que esteve em Curitiba ano passado e assistiu a apresentação de improviso do grupo. Para que a viagem fosse possível foi preciso aprovar, por meio do edital de Circulação Nacional e Internacional de 2011 e intermédio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, o projeto para a ida dos atores a Boston.  Sobre voltar para lá, Marccão antecipa que o convite foi feito. “Agora temos que correr atrás de mais um edital que financie as passagens para viajarmos”, explica.  
Com a publicação de um novo edital, o projeto deve atingir a pontuação necessária para que seja novamente aprovado e assim possam, mais uma vez, levar toda a alegria e talento brasileiro aos EUA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário