Seguidores

domingo, 27 de novembro de 2011

Cores nos ambientes de casa influenciam estado físico e mental

Tonalidades provocam sensações diferentes e orientações da cromoterapia ajudam a escolher as cores para os cômodos.As cores estão presentes no dia a dia de todas as pessoas – em casa, na rua, na natureza. Suas vibrações influenciam o estado de humor e até a saúde dos indivíduos. A cromoterapia é uma técnica que utiliza estas vibrações energéticas para obter resultados terapêuticos, ou seja, as cores contribuem para a cura de doenças a partir das mudanças químicas que elas provocam no organismo. “As vibrações afetam a parte física e mental do corpo promovendo a saúde”, observa Paulo Edson Reis Jacob Neto, terapeuta ortomolecular e presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ).


Existe uma infinidade de cores espalhadas pelo mundo, mas a cromoterapia utiliza apenas sete – as presentes no espectro solar. Amarelo, vermelho, alaranjado, azul ciano, azul violeta, azul anil e verde são os tons que ajudam a resgatar o equilíbrio do organismo. “Cada pessoa possui um mapa de cores diferentes e por isso o tratamento é personalizado. Além disso, as necessidades energéticas de cada paciente também varia de acordo com o momento e a enfermidade que será tratada. Para saber quais são as tonalidades mais indicadas para o paciente o terapeuta faz uma série de perguntas que auxiliam o processo”, explica.
Os terapeutas possuem várias estratégias de tratamento. As cores presentes na alimentação, na natureza, nos ambientes ou em cristais auxiliam na harmonização do sistema corporal. “Dependendo da situação o paciente é convidado a fazer uma mentalização das cores ou a ter contato com a luz de lâmpadas coloridas. O profissional também pode dar orientações sobre as tonalidades presentes na vida da pessoa, como as cores dos cômodos da sua casa, os tons predominantes na decoração, nos objetos e no ambiente de trabalho. Essas ações coadjuvantes são importantes para que o tratamento seja completo”, esclarece.
Paulo ressalta que é necessário conhecer a vibração das cores para escolher quais tons farão parte da decoração de cada ambiente da moradia, favorecendo o equilíbrio bioenergético dos moradores. “A cromoterapia pode ser muito útil na decoração da casa. As tonalidades estimulantes são o vermelho, o laranja e o amarelo. Já o azul, o violeta e o índigo provocam sensações de relaxamento e ajudam a acalmar em momentos de tensão e estresse. O verde contribui para a restauração do equilíbrio”, destaca Paulo, que também leciona em cursos de qualificação profissional para terapeutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário