Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

COMERCIAL, TURISMO E PARALELO: CONHEÇA AS DIFERENÇAS ENTRE AS COTAÇÕES DO DÓLAR

Segundo Alessandro Catenaci, Diretor Executivo da Soviagem Câmbio, as diferentes cotações das moedas estrangeiras, principalmente do dólar, costumam trazer muitas dúvidas para as pessoas. É comum vermos pessoas se perguntando por que a cotação do dólar que vemos em jornais é diferente daquela que usamos para viajar ao exterior ou para realizarmos pequenos investimentos.
Vale a pena entender as diferenças entre o câmbio comercial, turismo e paralelo, é o que explica Alessandro.
Sidney Catenaci presidente da Soviagem
Dólar Comercial

O dólar comercial é utilizado pelas grandes empresas para a realização de importação e exportação de mercadorias. As movimentações financeiras do governo no exterior e os empréstimos de brasileiros residentes fora do País, quando registrados no BC.
A cotação do dólar comercial é definida pelo mercado, embora o Banco Central costume intervir comprando ou vendendo moeda para evitar uma desvalorização (ou valorização, dependendo do caso) muito acentuada.

Dólar Turismo

O dólar turismo é aquele que compramos quando precisamos efetuar alguma viagem ao exterior. Ele é usado para aquisição de passagens aéreas, para gastos em estabelecimentos internacionais e também para a conversão de débitos efetuados em moeda estrangeira no cartão de crédito.Quando você compra dólar para viajar, sempre vai pagar a cotação do dólar turismo, que é um pouco mais alta do que o dólar comercial.

Dólar Paralelo

O dólar paralelo é um mercado “não oficial” da divisa norte-americana. Antigamente era comum que os brasileiros utilizassem o dólar como uma forma de proteção contra os solavancos da economia e medidas do governo. Os negócios com dólar paralelo são feitos de maneira clandestina, sem reconhecimento pelo Banco Central do Brasil.
Assim, efetuar transações através desse mercado pode acarretar penalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário